Evento reúne grandes nomes do rock progressivo nacional em performances exclusivas
O Rock Progressivo é uma vertente surgida no final da década de 60, tendo grande popularidade durante os anos 70. A mistura do rock com a música clássica e elementos regionais deram origem ao estilo, que teve como seus principais expoentes bandas como Pink Floyd, Yes, Genesis, Emerson, Lake & Palmer, King Crimson, Rush, Jethro Tull, Gentle Giant, Focus e Van der Graaf Generator.
No Brasil também não foi diferente. Os Mutantes, O Terço, Som Nosso de Cada Dia, Moto Perpétuo, Terreno Baldio, Casa das Máquinas, A Bolha, Vímana e Som Imaginário são alguns grupos que contribuíram para a criação de um cenário nacional no mesmo período.
Com a febre da Disco Music e o surgimento de movimentos como o Punk e a New Wave, o gênero entrou em declínio no final da década e com o passar do tempo, passou a ser cultuado por uma parcela de roqueiros que se identificam com instrumentais elaborados, composições longas e todo o conceito que o estilo oferece.
O Festival
Em sua quarta edição, o Totem Prog – criado em 2017 – traz diversas atrações ao Teatro UMC, localizado na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo. O evento será online e conta com nomes consagrados como as bandas Veludo e Humahuaca, liderada pelo baixista Willy Verdaguer (ex-Secos & Molhados) e os guitarristas Robertinho de Recife, Sergio Hinds (O Terço), Faiska e Nivaldo Campopiano (Muzak) com o projeto “Experimentações Sonoras”. A nova geração também estará presente com os shows de Yohan Kisser, integrante do Sioux 66 e filho de Andreas Kisser (Sepultura), e do duo Lux Æterna, formado pelo multi-instrumentista Gabriel Golfetti, juntamente com seu pai Fábio Golfetti, líder do Violeta de Outono.
Lux Æterna e Yohan Kisser são destaques na quarta edição do Totem Prog. Fotos de Ângelo Pastorello e Carolina Demper.
As bandas Medusa Trio, do guitarrista Milton Medusa, Omar Campos Quarteto, Lee Recorda, Alpha III, do pianista Amyr Cantusio Jr., Destra, Mastermind, liderada pelo músico norte-americano Bill Berends, e Totem Rock completam o line-up. O festival acontece entre os dias 21 e 26 de abril de forma gratuita. Confira os dias e horários.
Quarta, 21 de abril – Abertura do Festival
20h – Totem Rock, apresentando clássicos do Rock Progressivo Nacional
Quinta, 22 de abril
20h – Medusa Trio
22h – Faiska Trio
Sexta, 23 de abril
18h – Omar Campos Quarteto
20h – Mastermind
22h – Banda Destra
Sábado, 24 de abril
17h – Yohan Kisser Band
19h – Lee Recorda
21h – Humahuaca
23h – Sérgio Hinds
Domingo, 25 de Abril
14h – Nivas Prepared Guitar em “Experimentações Sonoras” (Nivaldo Campopiano)
16h – Lux Æterna
18h – Alpha III
20h – Veludo
22h – Robertinho de Recife
Segunda, 26 de abril – Encerramento do Festival
20h – Totem Rock, apresentando clássicos do Rock Progressivo Nacional
Totem Rock. Foto: Divulgação.
Para assistir ao festival ao vivo, direto do Teatro UMC em São Paulo, acesse https://www.tiketera.com.br/teatroumc/festival/4-totem-prog. Para maiores informações e obtenção do link de cada um dos 15 shows, acesse https://teatroumc.com.br/totemprog/
O Totem Prog 2021 é uma realização da MOV em parceria com a MoshiMoshi Produções e o Teatro UMC. Para imagens em alta ou releases específicos de cada apresentação, entrar em contato com Nelson Martins, fone 11 94949 3397, ou e-mail nelsongmj@movproducoes.com.br.
Para entrar em contato com o NEXP, basta enviar um e-mail no podcast@nexpbr.com. Acesse também nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram @nexpbr.