Em 1990 surgia um filme que rapidamente se tornaria um clássico de natal para muitas famílias, escrito e produzido por John Hughes e dirigido por Chris Columbus, “Esqueceram de Mim” é um filme estadunidense estrelado por Macaulay Culkin.
O pequeno Kevin McCallister (Culkin), um menino de 8 anos que é acidentalmente esquecido em casa quando sua família voa para Paris para suas férias de Natal. E Kevin até gosta de ficar sozinho em casa a princípio, mas tudo muda quando dois ladrões resolvem invadir sua casa. É aí que Kevin precisa ter um monte de ideias geniais para se manter a salvo e impedir que sua casa seja roubada! E se você não se lembra – ou nunca viu – a icônica cena de Catherine O’Hara arregalando os olhos e gritando “Kevin” antes de desmaiar, aqui vão algumas curiosidades para aguçar a sua vontade de ver o filme!
John Hughes escreveu o primeiro roteiro de Esqueceram de Mim em inacreditáveis 9 dias. John teve a ideia do filme após uma viagem em família à Europa após ele pensar sobre coisas que não queria esquecer e pôs tudo no papel em pouco mais de uma semana. Falando nele, o criador do longa também é responsável por outros sucessos de bilheteria e da Sessão da Tarde, como “A Garota de Rosa-Shocking”, “O Clube dos Cinco” e “16 Primaveras”.
A atriz Catherine O’Hara, a ligeiramente desatenta mãe – quem nunca esqueceu o filho em casa ao viajar para outro país, não é mesmo? – contou em 2015, que reencontrou Culkin em um evento de arte e que ele a chamou de mãe. “Eu não o vejo há anos e anos, mas eu o vi dois anos atrás e ele estava se apresentando e disse, ‘Mamãe!’ E eu disse: ‘Baby!’”, como não amar? Depois disso, Macaulay Culkin ainda revelou que não assiste ao filme com uma frequência, pois não consegue ter a mesma visão que o público tem em relação ao Natal de Kevin. Para ele, as lembranças são mais das rotinas de gravação. Os criadores de “Esqueceram de Mim”, inclusive, criaram o filme pensando em Macaulay Culkin para o papel principal, após assisti-lo atuar em “Uncle Buck”, de Hughes.
E por “Esqueceram de Mim”, Culkin foi indicado ao Globo de Ouro de melhor ator em comédia ou musical, e o filme foi indicado a dois Oscars: Melhor Trilha Sonora Original, escrita por John Williams, e Melhor Canção Original por “Somewhere in My Memory”.
Enquanto o filme decolava, não podemos deixar de falar sobre duas pessoas que estavam quase sempre caindo no chão: os personagens de Pesci e Daniel Stern sofrem inúmeras quedas, e para isso não foi usado nenhuma almofada embutida, ou amortecimento no solo e nenhum outro material de proteção. Os dublês fizeram todas as tomadas de primeira e as acrobacias foram reais. Alguns dos hematomas também…
Muita gente se pergunta “qual é o filme que Kevin assiste?” E o tal clássico se chama “Angels With Filthy Souls” – Anjos Com Almas Sujas – mas na verdade, esse filme nunca existiu.
Diferente desse momento pré concebido em roteiro, houve um grande momento de improvisação de Macaulay Culkin: o ator improvisou uma das cenas mais icônicas do filme, quando Kevin coloca uma loção pós-barba e fica com as mãos no rosto. Embora Culkin tenha sido orientado a mover as mãos imediatamente e gritar, ele improvisou e manteve as suas mãos nas bochechas. Mas esse está longe de ser o grande ato inusitado do filme! A equipe de produção de “Esqueceram de Mim” largou tudo que estava fazendo para filmar a cena da neve logo no segundo dia de filmagens. Isso porque o cronograma de gravações acontecia em fevereiro em Chicago, quando não deveria estar nevando. No entanto, no dia seguinte ao início da gravação começou uma bela nevasca e a equipe achou a oportunidade perfeita para filmar a cena em que Kevin acorda na manhã de Natal e reúne sua família. Mãe natureza também faz uns bicos de produtora de cinema!
Após seu lançamento, “Esqueceram de Mim” se tornou o filme de comédia de maior bilheteria de todos os tempos nos Estados Unidos, e também manteve o recorde mundial até 2011. Embora a recepção da crítica tenha sido de mista a boa, a recepção do público foi excelente, incluindo entre celebridades que já brilhavam e outras que ainda brilhariam na década seguinte, pois certa vez, Avril Lavigne declarou que esse era seu filme de natal preferido de todos os tempos. E não é pra menos, o filme tem mais de 3 décadas e continua encantando gerações!
Pegue seu balde de pipoca, seus presentes de natal, sente-se embaixo de uma árvore enfeitada e assista “Esqueceram de Mim”. Bom filme e feliz natal!