Bel Medula é um duo de synth-pop formado por Isabel Nogueira e Luciano Zanatta, com base em Porto Alegre. Neste ano de 2023 eles lançam seu quinto disco de estúdio, “A Dança do Caos”, com produção musical assinada por João Milet Meirelles (BaianaSystem). O último álbum do projeto, “Abala Ladaia”, foi lançado em 2022 e seu processo de criação foi detalhado em um documentário. Também foram lançados os discos “Semente” (2021), “Luna” (2020) e “PeleOsso” (2019).
Bel Medula no NEXP Podcast
O duo esteve presente no Sinfonexp, programa musical do NEXP Podcast para falar sobre o novo trabalho “A Dança do Caos” e compartilhar histórias sobre a carreira, trajetória, experiências e opiniões sobre a cena atual da música.
Para escutar este e todos os nossos episódios, escolha seu agregador favorito de podcast e acompanhe com exclusividade. iTunes/Apple | Amazon Music | Google Podcasts | Deezer | Amazon Music e Breaker, Castbox, Pocket Casts, RadioPublic e no Spotify. Confira mais episódios em nossa página sobre o Podcast.
“Tem se aberto um hiato muito perigoso entre o fluxo dos festivais, a divulgação dos trabalhos tem sido muito difícil. A atenção das pessoas é disputada por atrações que têm tamanhos muito diferentes, se perdeu o pouco a noção do que é descobrir um artista novo. Os shows que nos atraem não são os megaeventos que todo mundo vai tirar a mesma foto, a gente olha os line-ups iguais, essas grandes estruturas atraem visibilidade e recursos. A cena independente tem encontrado dificuldade de entrar em um cenário de disputa muita dura por audiência.” Luciano Zanatta durante o Sinfonexp.
Bel Medula e a Dança do Caos
Bel Medula é um projeto de fôlego musical, do tipo que não para de criar. Há dois anos, atravessando o período de isolamento, o duo gaúcho formado por Isabel Nogueira e Luciano Zanatta (LucZan) começava a compor as músicas que agora integram seu quinto álbum de estúdio: A Dança do Caos, lançado hoje, 27 de outubro, que vem com o clipe da faixa Um Sorvete de Manhã.
clipe
A escolha das canções foi feita por João Milet Meirelles (BaianaSystem), que assina a produção musical. Das vinte canções enviadas para o produtor, foram selecionadas dez: cinco de Isabel e cinco de Luciano. “O álbum tem um conceito de duo. Isso traz uma polifonia, uma complementaridade de vozes composicionais, de visões de mundo e de abordagens que passeiam entre a música eletrônica, o synth-pop e a canção”, conta Isabel Nogueira. O show de lançamento está marcado para o dia 28 de outubro, às 19h, no Teatro Oficina Olga Reverbel, em Porto Alegre.
A produção do álbum foi um processo de lapidação que buscou trazer nitidez para cada um dos aspectos do projeto, como letras, arranjos, beats e estrutura das canções – além da própria performance. “Fizemos este disco para tocá-lo ao vivo. No Abala Ladaia tínhamos muita trilha, e a performance precisava achar um lugar nesta trilha. Neste trabalho, pensamos em ser um disco menos eletrônico e mais de performance, ainda que sejam utilizadas bases eletrônicas. Queríamos que o álbum tivesse um foco na performance, na ideia de criar camadas que iriam acontecer ao vivo”, revela Isabel.
João Meirelles (BaianaSystem) produziu disco de Bel Medula, A Dança do Caos
Já o produtor João Meirelles comenta sobre o trabalho desenvolvido com a dupla: “O processo de produção do disco com Bel Medula foi muito bonito e respeitoso. Nós criamos um ambiente de escuta e liberdade criativa muito eficiente e rico. De minha parte, busquei ampliar o que via de potência das músicas propostas por Isabel e Luciano – algumas faixas já muito prontas, outras em processos mais iniciais de composição e arranjo. Acho importante ambientes assim quando se produz algo para um artista ou banda. Um espaço de trabalho em que todos estão voltados para dar o melhor em função da música, em função da arte. Acredito que construímos um trabalho lindo de cair no mundo. E me sinto muito feliz de receber a confiança para realizar esse disco ao lado de Bel e Zanatta”.
“Faz parte do meu processo, as letras que eu escrevo, vem de textos mais longos e vou achando uma estrutura que se organizem as melodias. Talvez o mais comum seja criar letras e melodias juntas, então é como se eu fosse percebendo alguma cena do cotidiano e vou percebendo de que jeito essa canção quer vir.” Bel Nogueira durante o Sinfonexp.
Clipes de Bel Medula
Junto com o álbum, é lançado o videoclipe da faixa Um Sorvete de Manhã, com direção de Gabriel Celestino e Douglas Jung. “O vídeo propõe uma jornada na qual o amor é o grande plano, o maior convite ou uma proposta irrecusável mas, ainda assim, aberta. Se a letra da canção convida para uma leitura de intimidade, o visual produz um contraponto. Os personagens do clipe são como dois forasteiros fora do tempo, um casal sincrônico entre si, porém, dessincronizado do espaço ao redor”, comenta Isabel. Assista aqui.
Com figurino inspirado pelas coleções de Vivienne Westwood e seu punk couture – colocado em contraponto a estampas florais saturadas de cores bem tropicais –, o clipe havia sido inicialmente planejado para ser finalizado em preto e branco, como uma película antiga, mas a luz suave do final do inverno gaúcho inspirou uma mudança de decisão sobre o tratamento de cores. Foram também incluídos alguns “easter eggs”: pequenos detalhes escondidos que o espectador pode encontrar nessa jornada
TRACKLIST
1- Apaixonite Sub-Grave
2- Odoyá
3- Passando os Dias
4- Tem Quem Ouça
5- Deriva de Palavra
6- Um Sorvete de Manhã
7- Coragem Artista
8- Shiva Chá
9- Nada que se Diga
10- Samambaia
FICHA TÉCNICA
A Dança do Caos, um disco de Bel Medula, 2023
Composições, Sintetizadores, Pedais e Voz: Isabel Nogueira/Bel Medula
Composições, Sax, Sintetizadores, Baixo e Guitarra: Luciano Zanatta
Produção musical e Loops: João Milet Meirelles
Distribuição: Tratore
Capa: Luiza Padilha
Gravado no estúdio Mar de Tralhas, Porto Alegre/RS, entre abril de 2020 e agosto de 2022
NEXP
O NEXP é um site de entretenimento, cultura pop, geek e nerd, com foco também em música, literatura e as áreas independentes do jornalismo. Conta com um podcast com os mais variados convidados, para escutar nossos episódios, escolha seu agregador favorito de podcast e acompanhe com exclusividade. iTunes/Apple | Amazon Music | Google Podcasts | Deezer | Amazon Music e Breaker, Castbox, Pocket Casts, RadioPublic e no Spotify. Confira mais episódios em nossa página sobre o Podcast.
Agradecimento: Café8 – assessoria de comunicação de Bel Medula