Se os criadores do videogame da NFL tivessem tantos milhões de pessoas tivessem jogado, a franquia extremamente popular não teria sido conhecida simplesmente como Madden. De acordo com uma história publicada pela ESPN em 2016, o lendário treinador e analista John Madden foi a terceira escolha de Trip Hawkins, o eventual fundador da fabricante de videogames Electronic Arts (EA), para ser o pitchman do jogo que acabou se tornando Madden NFL.
Para um fã de futebol, a primeira escolha de Hawkins seria lendário quarterback do Pro Football Hall of Fame Joe Montana e o ex-quarterback dos Vikings e Patriots e técnico do Cal Bears, Joe Kapp.
Madden, que morreu aos 85 anos no dia 28 de dezembro de 2021, continua a ser um dos ícones mais proeminentes do jogo. Ele foi o primeiro jogador, embora uma lesão no joelho em sua temporada de estreia em 1958 no Philadelphia Eagles tenha interrompido sua carreira.
Ele passou a ser o treinador principal dos Raiders, onde ganhou um Super Bowl. Ele se tornou um analista de televisão durante os jogos da NFL e tornou o jogo acessível para milhões de telespectadores. Ele foi consagrado no Hall da Fama do Futebol Profissional na Classe de 2006. mas é sua presença constante na franquia de videogame, sem dúvida, que serve como sua conexão mais forte com as novas gerações de fãs de futebol e jogadores.
Um dos maiores de todos os tempos, Montana não poderia estar envolvido porque tinha um contrato de endosso conflitante com a fabricante de videogames Atari, enquanto Kapp queria royalties. De acordo com o artigo, Madden ficou tão impressionado com as credenciais de Hawkins – ele foi para Harvard e trabalhou na Apple – que concordou em assinar o contrato.
Foi uma decisão astuta. Apesar da produção lenta e anos de lançamentos antes de se tornar um nome familiar, Madden NFL gerou mais de US$ 4 bilhões desde seu início e vendeu mais de 130 milhões de cópias, de acordo com a EA. A Barron ‘s estima que o Madden NFL gere cerca de US$ 600 milhões anualmente para a EA.
Ainda assim, Madden lamentou um grande erro que lhe custou milhões a mais. depois que”John Madden Football” foi lançado em 1988, Hawkins abordou Madden e disse que a EA estava prestes a fazer uma oferta pública inicial e que Madden poderia”ter quantas ações” quisesse, embora tivesse que pagar o preço inicial de US$ 7,50 por ação.
“Caramba, sou apenas um treinador de futebol. Apontei com o dedo, sabendo de tudo, e disse: ‘Dei meu tempo a você. Não vou lhe dar meu dinheiro’. Eu mostrei a ele!”
Originalmente, o jogo foi planejado para ser uma competição sete contra sete, devido às limitações da computação na época em que estava sendo inicialmente programado. Madden, no entanto, recusou a ideia e queria que o jogo – se ele fosse aparecer na capa – fosse o mais autêntico possível.
“Se não fosse futebol de verdade, eu não queria meu nome nele”, disse Madden a Grantland em janeiro de 2012.”Eu queria que fosse futebol de verdade – futebol profissional – com as linhas laterais, os números, as marcas de hash. Tudo tinha que ser futebol profissional.”
Um outro aspecto único do jogo é como as jogadas e formações que os usuários podem chamar e executar são tiradas diretamente dos manuais da NFL. Madden enviou um manual do Oakland Raiders de 1980 para Hawkins e o ex-produtor da EA Joe Ybarra.
Para elaborar isso, os produtores do jogo procuraram imitar os manuais das equipes apresentadas no jogo.
A franquia de videogame evoluiu ao longo dos anos para incorporar novos modos e recursos de jogo, bem como ajustes para jogar. Seu alcance na NFL é abrangente. Os jogadores em cada vestiário, sem dúvida, têm suas próprias cópias e se desafiam uns aos outros durante os jogos. Talvez esse seja o legado duradouro da franquia Madden NFL. Da mesma forma que usou charme e humor na cabine de transmissão para tornar o esporte atraente para todos, o videogame permite que mesmo aqueles sem experiência na NFL ou mesmo no futebol simulem a estratégia por trás dele.