Olá Nerds Cinemaníacos! Saudades? Nossa sessão de quinta-feira está de volta, lembrando você daquele filme sessão da tarde (ou não) que todo fã de cultura Nerd, Geek e Pop deveria ver ou rever!
Você se lembra de “A História Sem Fim”? Porque se você nunca se imaginou voando no Falcon pelas terras de Fantasia, meu amigo, temos que conversar… Vamos ao enredo: Bastian (Barret Oliver) é um garoto que usa sua imaginação como refúgio. Um dia ele entra em uma livraria e descobre um antigo livro, chamado “A História Sem Fim”, cujo dono da loja o alerta de ser perigoso. Ignorando aviso (até porque, se isso não acontece, não assistiríamos metade dos filmes que já vimos) Bastian, pega o livro e a leitura o transporta para o mundo de Fantasia, um lugar que espera a chegada de um herói, pois a Imperatriz Menina (Tami Stronach) está morrendo e, junto com ela, o mundo em que vive é aos poucos devorado pelo feroz Nada. A única esperança é Atreyu (Noah Hathaway), que busca a cura para a doença da imperatriz com a ajuda de Bastian.
Talvez esse seja o ponto mais curioso da trama: nós estamos acostumados a ver o mal como uma personificação: alguém, ou um monstro, uma criatura… Mas em “A História Sem Fim”, o vilão é o “Nada”, ou o “Vazio”. Todo o universo de Fantasia está sumindo justamente porque as pessoas não estão mais consumindo fantasias! É um “vilão” existencialista, ou seria “desexistencialista”?
Algumas curiosidades sobre o filme é que ele foi parcialmente rodado na Alemanha em 83 e foi o mais caro filme produzido pela Alemanha até então. Além disso, o Auryn original, uma relíquia mágica do filme, pertence atualmente a Steven Spielberg, que o mantém protegido por um vidro em seu escritório.
Um spoiler não-tão-spoiler assim é que “A História Sem Fim” na verdade tem um fim e duas continuações, normalmente consideradas bastante a quem do primeiro filme.
O filme possui personagens cativantes, uma história envolvente e dinâmica, além de se utiliza da metalinguística no discurso geral do filme em especial nos momentos finais. E por falar em momentos do filme, não economize lágrimas pra despedida do cavalo Artax no Pântano da Tristeza: o nome do lugar faz jus a cena!
Agora que já falamos bastante do filme, é hora de ir nós mesmo salvar a Terra de Fantasia, assistindo o filme pra garantir que o Nada não devore o lugar. Auryn na mão e aperte o play!