Ouvimos: “Big Ole Album Vol. 1” o novo álbum do A Day To Remember

Crítica A day to remember big ole album vol 1

O A Day To Remember é uma banda americana de Metalcore e Pop Punk (gêneros que eles mesclam de forma singular), formada em 2003 em Ocala, Flórida. Durante um tempo em sua trajetória, pertenceu ao grupo seleto dos emos e novos rockeiros e foi rotulada de “modinha”, mas se consolidou e manteve firme na cena do rock, mudando estilos e angariando novos ouvintes. 

A banda se destacou por combinar o peso e os breakdowns do metalcore com as melodias cativantes e a energia do pop punk. Essa fusão os ajudou a construir uma base de fãs dedicada e a se tornarem um dos pilares da música alternativa no século XXI.

A banda é formada pelos integrantes: Jeremy McKinnon (vocalista), Alex Shelnut (Baterista) e Kevin Skaff e Neil Westfall (guitarristas). O baixista de longa data, Joshua Woodard, deixou a banda em 2021. Desde então, eles têm utilizado músicos de turnê para a posição de baixista, como Bobby Lynge em 2024.

Na discografia do A Day To Remember, constam oito álbuns de estúdio, são eles: And Their Name Was Treason (2005), For Those Who Have Heart (2007), Homesick (2009), What Separates Me from You (2010), Common Courtesy (2013) , Bad Vibrations (2016), You’re Welcome (2021) e o mais recente é Big Ole Album Vol. 1 lançado em 2025.

 

Leia também: Crítica do álbum “Violent Nature” do I Prevail

 

Big Ole Album Vol. 1 por A Day To Remember

Com um disco pronto para ser lançado e aguardado pelos fãs, principalmente os que não gostaram do álbum mais pop “You’re Welcome” de 2021, receberam a música “Miracle” em 2022 e “Feedback” em 2024 como singles do novo projeto. A banda também lançou “Make It Make Sense” e “LeBron” no dia do anúncio do lançamento físico do álbum.

O A Day To Remember optou por um lançamento diferente, anunciando o álbum em formatos físicos (vinil e CD) em 18 de fevereiro de 2025. O lançamento completo nas plataformas de streaming só aconteceu um mês depois, em 21 de março de 2025.

Embora ainda não tenha uma data de lançamento definida, McKinnon confirmou em entrevistas que este é apenas o primeiro de dois álbuns que a banda estava trabalhando e uma surpresa pode surgir para os fãs. 

Crítica de Big Ole Album Vol. 1

O A Day To Remember nunca foi uma banda que cativou, fácil de ouvir ou até mesmo de gostar logo de início, por conta de sua base de fãs um tanto quanto insuportável e de uma nova era no rock, os mesmos fãs abandonaram a banda com seus lançamentos mais pops para o mercado musical. 

Big Ole Album Vol. não nos reconecta com o som de “The Downfall Of Us All” ou a intensidade de “All I Want” ou a melhor música da banda que é “All Signs Point To Lauderdale”, mas ele entrega uma identidade madura à banda e mostra que ainda é tempo de reconectar com quem ouvia A Day To Remember em seu primeiro disco há 20 anos atrás.

O novo trabalho mostra em alguns momentos músicas muito parecidas e um uso exagerado de tecnologia robô no vocal de apoio, mas em questões instrumentais, está muito bem encaixado, bem produzido com nomes como Drew Fulk “WZRD BLD” (Knocked Loose), Zakk Cervini (Bring Me The Horizon e Blink-182), Will Putney (Fit For An Autopsy, Body Count) e Cody Quistad (Wage War): Co-escreveu várias faixas.

Um verdadeiro time de produtores trabalhou na construção deste álbum, uma tentativa de resgate da originalidade rock and roll da banda. O trabalho de Zakk Cervini pode ser percebido na faixa “Miracle” por parecer bastante com Bring Me The Horizon, aliás é uma das melhores músicas do disco. A faixa “Die for Me” foi co-escrita por Oli Sykes, vocalista do Bring Me The Horizon, evidenciando o quão interligada está a cena de rock/metalcore da atualidade.

A música “LeBron” é a pior faixa do álbum, por ser facilmente uma faixa para pular. Há ressalvas para “Silence” que só não é a pior pois o instrumental salva meio ponto. A banda ataca seus “haters” emk “LeBron” e até os  pessimistas, mas não é o ideal por vir de uma banda inconstante que sem avisos sumiu em 2016. A letra ainda faz referência ao jogador de basquete LeBron James e sua capacidade de provar que os críticos estavam errados.

No geral é um bom trabalho, com boas músicas e um resultado positivo. Há coisas muito boas e outras não tão boas assim, mas após o trabalho de 2021, salva a imagem da banda frente a quem quer dar uma segunda chance para o A Day To Remember.

Detalhes de Big Ole Album Vol. 1

O álbum possui 12 faixas totalizando 39 minutos e 11 segundos. Foi lançado pela gravadora Fueled by Ramen LLC. 

A Day To Remember – Big Ole Album Vol. 1

Classificação do álbum: 7️⃣

Melhor música: Bad Blood

Pior Música: LeBron

Destaque: Closer Than You Think

Melhor instrumental: Miracle

  1. Make It Make Sense 7️⃣
  2. Feedback 7️⃣
  3. Bad Blood 9️⃣
  4. All My Friends 8️⃣
  5. To the Death 7️⃣
  6. Flowers 8️⃣
  7. LeBron 5️⃣
  8. Die for Me 6️⃣
  9. Miracle 9️⃣
  10. Same Team 6️⃣
  11. Silence 5️⃣
  12. Closer Than You Think 8️⃣

Quer entender como avaliamos os álbuns e nosso mépetodo de análise? Clique aqui

 

Responsabilidade Social

O NEXP abre espaço para profissionais de comunicação e jornalistas independentes expressarem de forma livre, suas opiniões, não remunera seus colaboradores e também não cobra publicações. As opiniões aqui escritas, são de responsabilidades exclusivamentes de seus escritores, sendo o NEXP, isento de punições legais. 

NEXP

O NEXP é um site de Cultura Pop e Geek, focado no entretenimento com foco também em música, literatura e nas áreas independentes do jornalismo. Conta com um podcast com os mais variados convidados, 3 milhões de plays e episódios exclusivos. Para escutar nossos episódios, escolha seu agregador favorito de podcast e ouça grátis: iTunes/Apple | Amazon Music | Google Podcasts | Deezer |  Amazon Music e Breaker, Castbox, Pocket Casts, RadioPublic e no Spotify

Confira mais episódios em nossa página sobre o Podcast.

Siga o NEXP nas redes sociais 

@nexpbr no instagram e linkedin: clique aqui

Sobre Klaus Simões 489 artigos
Jornalista pela FIAM, Técnico em Comunicação Visual pela Etec de São Paulo, especialista em coberturas de eventos, esportivas e musicais, geek e alternativo. Responsável pelo NEXP Podcast.