Como os jogos eletrônicos se aproximaram do mundo Geek

Estamos na semana do Orgulho Geek, o dia vinte e cinco de maio foi escolhido, pois foi a data de lançamento do primeiro filme da série Star Wars, em 1977, a série mais famosa de filmes do gênero geek. E este dia “teve início” na Espanha em 2006. E como aos sábados falamos sobre E-Sports, hoje vamos ter um tema relacionado ao mundo geek, descobrindo como esses dois mundos se encontraram.

Os E-Sports, são esportes praticados no mundo online, dentro dos jogos. O primeiro campeonato eletrônico que temos notícia, aconteceu em 1972, na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O jogo foi Spacewar e o prêmio foi um ano de assinatura da revista Rolling Stone, mas tiveram poucos competidores. 

O primeiro campeonato que obteve um registro de grande público, foi em 1980, também nos Estados Unidos e o jogo era Spacewar, com 10 mil competidores de muitas partes do país. E a partir daí, tiveram muitos campeonatos e alguns recordes foram até para o livro Guinness World Records, como o competidor que ficou mais tempo vivo dentro do jogo ou que chegou ao final do jogo mais rápido.

 

 

E ao mesmo tempo muitos jogos, que são famosos até hoje, foram lançados, como o Super Mario Bros, em 1985, o primeiro jogo do Star Wars também, em 1992. E a partir do lançamento desses, e outros games, que esses dois mundos foram se unindo. O ponto que mais uniu tudo isso, foram os jogos que viraram filmes e os filmes que viraram jogos. É claro que nem todos os resultados dessas mudanças de plataforma deram certo, um exemplo é o filme do Super Mario. A maioria dos filmes saíam da história do jogo, os roteiros não eram tão bons, continuando o exemplo do Super Mario, o filme se passa em uma “realidade paralela”, onde os dinossauros não foram extintos e evoluíram, igual os humanos, o que é muito diferente de qualquer característica do jogo. Por conta disso, é considerado uma parte esquecida da franquia Super Mario.

“E é esquecida mesmo. Particularmente, já joguei e já ouvi falar milhões de vezes do jogo, mas do filme, nenhuma. Não sabia que existia.”    

Com o passar do tempo parece que os dois mundos viraram um só, era muito difícil você entrar uma pessoa que só gostava de jogar, ou que só gostava de acompanhar os filmes e quadrinhos e por conta também do perfil, de antigamente, das pessoas que gostavam desse tipo de entretenimento, que normalmente eram mais reservadas e passavam horas e horas jogando ou vendo algo sobre as séries de filmes. Gostavam muito de conversar sobre novos episódios, jogos que foram até o final, lançamentos futuros de algum jogo ou filme. 

E como essas coisas impactavam tantas pessoas no mundo todo, as empresas não perderam a oportunidade de ganhar um pouco em cima disso. Patrocinando eventos de games, colocando brindes de personagens de jogos e animes nos seus produtos, como o McDonald’s fez com o Pokemon. Não é ruim as empresas entrarem nesse mundo para se promover, pois fazendo isso, elas ajudam com investimento para que tenham cada vez mais eventos e visibilidade. E hoje em dia o mundo geek, e os jogos, estão totalmente ligados. Muitos jogos tem fanfics, ou histórias próprias, de cada personagem, que viram animações e tantas outras coisas. Ou até mesmo ao contrário, um anime pode se tornar um jogo também.  

Um exemplo que podemos ver é o Free Fire, um E-Sport, que fez parceria com o anime Attack on Titan e colocou as skins dos personagens iguais aos personagens do anime. Outro ponto que tudo se conecta são nos cosplays. É muito comum você ver pessoas fantasiadas de personagens tanto de jogos como de filmes, em eventos geeks. São experiências muito legais, é um momento da pessoa viver aquilo que ela que ela acompanha há tanto tempo.

E para finalizar, incentivo vocês a sempre estarem interagindo com algum desses dois mundos. São emoções e histórias incríveis que tudo isso nos proporciona. Muitas amizades feitas nos jogos, em fóruns de conversa sobre determinado filme ou série. E, para mim, o mais importante, é um momento que focamos no que gostamos, esquecemos dos nossos problemas e nos divertimos.

 

Comenta aí, quais jogos você mais gosta de jogar, seu anime preferido, o filme que você mais gosta. O assunto que vocês trazerem nos comentários, nós conversamos!