Semana passada (29/03), tivemos o lançamento do League of Legends: Wild Rift, o LoL mobile. Como foi a trajetória de lançamento e quais são as impressões iniciais sobre o game?
Primeiramente, o jogo foi anunciado no dia 15 de outubro de 2019 pela Riot Games, a desenvolvedora do game. Foi anunciado com a intenção de comemorar os dez anos de história no PC, e os desenvolvedores falaram que o jogo terá uma jogabilidade totalmente diferente do PC, com tempo de partida menor, focando em personagens que se adaptam melhor ao mobile, entre outras coisas. Como disse Michael Chow, produtor executivo da Riot, “o jogo não é uma adaptação direta de League of Legends, foi necessário fazer um jogo do zero”, e acrescentou: “Simplesmente enfiar Summoner’s Rift em outras plataformas não iria funcionar”.
E nessa comemoração, não teve somente o Wild Rift como “presente” para os jogadores, mas já foi lançado o TeamFight Tactics (uma adaptação dentro do próprio League of Legens), e o Legends of Runeterra, que é um jogo de cartas com o contexto da história do LoL.
O lançamento do Wild Rift foi prometido para o final de 2020, mas antes tivemos os testes alfa e beta do jogo, sendo disponibilizado na China primeiro, o país que tem o maior público de e-sports do mundo. Prometeram lançar o jogo para console também, mas já deixaram subentendido que o objetivo não seria lançar tudo simultaneamente, mas primeiro, testar o jogo, arrumar os erros, para depois levarem para os consoles e conseguirem fazer com que, independente da plataforma, os jogadores conseguissem estar juntos dentro do game.
E, finalmente, foi lançado, no dia 27 de outubro de 2020, em algumas regiões (Indonésia, Japão, Malásia, Filipinas, Singapura, Coréia do Sul e Tailândia), mas não no Brasil. E comunicaram que lançariam em mais oito regiões em dezembro e somente no começo de 2021 lançariam nas Américas. Os jogadores brasileiros conseguiam jogar através de um programa no PC que te conecta com os servidores de outros lugares do mundo, e por conta disso, o jogo travava um pouco, os movimentos tinham um pouco de delay, entre outras dificuldades.
Quando chegou no Brasil, no dia 29 de março de 2021, tivemos três opções para registro:
- Wild Welcome: tipo de registro voltado para jogadores que tem foco em desbloquear conteúdo;
- Rift-to-Rift Rewards: esse é destinado para pessoas que vão entrar com a conta de LoL PC, e tem conteúdos bônus baseado no tempo e dinheiro investido no game, no PC;
- Wild Rift Academy: uma escola básica do game mobile.
O jogo continua no mesmo formato: 5 contra 5; três rotas para os jogadores se enfrentarem; o time que levar as torres e o nexus do outro time vence.
Quando o game chegou, tínhamos somente alguns campeões para jogar. Hoje, já conseguimos jogar com 61, não são todos que têm no PC, mas já é uma boa parte.
Assistindo vídeos e jogando, vimos três configurações diferentes de qualidade do jogo e que a jogabilidade realmente é bem diferente do PC, mas isso não tira a magia própria do jogo. Os gráficos estão muito bons, e agora com o servidor no Brasil, o jogo roda bem mais leve, sem travar.
Já tivemos até pequenos campeonatos do jogo, com pro players e influenciadores para divulgação do game.
Com mais essa novidade, ressaltamos novamente o crescimento dos games mobiles. No sábado passado, falamos sobre o Free Fire, o jogo que mais cresceu no mobile até hoje. E a Riot viu que essa plataforma tem muito para evoluir ainda, e daqui para frente terá mais atenção.
Os jogos mais famosos que eram do PC e foram para o celular, até agora, foram o PUBG e o LoL. Qual você acha que tem condições de ser o próximo?
E o que achou do Wild Rift? Atingiu suas expectativas? Comenta aqui para conversarmos mais sobre o game.