Botafogo eSports traz tradição do campo para os games

“Tu és o glorioso, Não podes perder, Perder para ninguém. Noutros esportes, Tua fibra está presente, Honrando as cores, Do Brasil e da nossa gente.”

O hino do Botafogo (acima) já diz tudo, noutros esportes o time vem com tudo e tenta trazer os seus torcedores para as telas dos computadores e celulares. Uma nova equipe, um novo começo, uma nova jornada, o alvinegro carioca entra com tudo no cenário dos games e aposta no Free Fire e Valorant para garantir sucesso e firmar sua estrela no topo de cenário competitivo.

FREE FIRE
Os torcedores do time da estrela solitária podem se orgulhar nas arenas virtuais. Trazer um torcedor para ingressar como atleta profissional, é totalmente novo e desejo de todos os clubes.O Botafogo Esports realizou este sonho, contratando três jogadores com experiência no cenário competitivo e o bônus de serem da mesma família. Recentemente, o clube anunciou a entrada no Free Fire, modalidade eletrônica mais aguardada pela torcida alvinegra e, a chegada dos conhecidos “Irmãos V” são as primeiras apostas de contratação da equipe oficial para o projeto decolar.

Um planejamento estratégico da Bird Cia., empresa que gerencia o Botafogo Esports, em conjunto com o clube, para que o Free Fire, também se torne uma potência no ecossistema e chega com força ao battle royale da Garena. O Glorioso tem como seus próximos passos, firmar parceria com uma das 12 classificadas para a próxima etapa da Série B da Liga Brasileira de Free Fire (LBFF) e está analisando também participações em outros campeonatos, realizados pela NFA.

“Desde o início do projeto, idealizamos que um dia teríamos pelo menos um torcedor nato dentro das equipes de pro players. Assim, que anunciamos que ingressaríamos no Free Fire, os seguidores começaram a marcar diversos jogadores e alguns me chamaram à atenção. Eu mesma entrei em contato com um dos irmãos, sem saber que tinha ali entre o nosso mapeamento, um parentesco em dose tripla rsrsrs! Foi uma grata surpresa, e quando soube da história deles, deu um match mais legal ainda com os propósitos do projeto, além de trazerem um histórico positivo no cenário competitivo. Agora é unir toda essa coincidência boa demais e irmos “brabos” pra cima! #GoFogo!” – disse a Ceo da Bird, Vanessa Oliveira.

Os cariocas, Vagner “vgzinnn” Alexandre (19 anos), Vinícius “vnzinnn” Alexandre (22 anos) e Victor “viitiin” Alexandre (24 anos), levaram títulos também para o bairro de Duque de Caxias, onde cresceram juntos e, farão parte da line de pro players e influenciadores, confirmando estarem realizando um sonho.

“Estou muito feliz, de verdade! Sempre fui torcedor do Botafogo, ia pro estádio com meu pai, meus irmãos e hoje poder representar esse time, estou vivendo um sonho! Prometo que honrarei essa camisa e dar muita alegria pros alvinegros!”- disse Viitiin. “É um imenso prazer vestir a camisa do clube que eu amo desde pequeno e, agora poder representá-lo no Free Fire será a minha maior honra. Poder estar do lado do Vg de novo, continuar ao lado do Vitin, e agora com o manto do Fogão sempre foi um sonho pra nós 3, nunca imaginei que seria pelo Free Fire, mas é o mesmo peso pela tradição do clube, espero ter o apoio de todos vocês e que possamos trazer muitas felicidades para o glorioso”. – disse o Vnzinn.

Victor, começou a jogar Free Fire em 2017 por pura diversão com os amigos, chegou ao topo como campeão brasileiro pela New X, e aterrizou no México para representar o Brasil na Copa América e Vinicius, irmão do meio, joga o game desde a versão beta. Passou por times como New Gaming, onde estreou sua carreira profissional passando também pela organização PaiN, PRG e Los Grandes.

FOGÃO NO VALORANT
Os dois primeiros compromissos do fogão são as participações nos campeonatos: Ultimasters AOC e no VCT da Riot. O Glorioso chega ao FPS da Riot Games com vontade de fazer a Estrela Solitária brilhar no alto do cenário da modalidade. Por conta disso, realizou um minucioso estudo sobre o competitivo e encontrou sete integrantes aptos a vestir a camisa alvinegra. Em seu elenco estão presentes atletas que já obtiveram resultados importantes no próprio VALORANT ou então em outros títulos do gênero FPS, como Counter-Strike. É o caso de Lucas “poti” Poti, que pela Galaxy Carrots disputou fases do VALORANT Challengers Brasil (VCT), torneio que faz parte do circuito VALORANT Challengers Tour.

Experiência também sob os ombros de Caique “faintz” Melia, Gabriel “palozera” França, que defenderam importantes organizações e disputaram grandes torneios no FPS da Valve. Também fazem parte do time Evandro “eternal” Monteiro e Gabriel “lugn” Leão, o treinador Vinicius “VN” Stradiotto, além do manager Lucas “TheLynx” Luro.

Lucas “poti” Alex
Caique “faintz” Melia
Gabriel “palozera” França
Evandro “eternal” Monteiro
Gabriel “lugn” Leão
Vinicius “VN” Stradiotto
Lucas “TheLynx” Luro

“A entrada no Valorant traz expectativas para o crescimento do Botafogo Esports, fortalecendo nossa frente no cenário com resultados expressivos em todo o ecossistema. Como a Bird é também uma empresa especializada em criar conteúdos, a entrada na modalidade promete fomentar ainda mais o engajamento não só com a torcida botafoguense, mas também em projetos com marcas endêmicas e não endêmicas que já entendem que o esports é o novo esporte! Nossa gestão desenvolveu uma estratégia minuciosa para a contratação do time oficial, que visa alta performance, disciplina e visibilidade dos nossos jogadores. Estamos confiantes que faremos a diferença! #GoFogo!” – disse a Ceo da Bird, Vanessa Oliveira.

“Nossa primeira experiência foi no cenário de PES, um dos mais tradicionais games de futebol, produzido e distribuído pela Konami, que teve início num campeonato de 11×11 promovido pela CBFDV no fim de 2020 e continuou no início de 2021 com o eGol, campeonato oficial da desenvolvedora, em parceria com a Globo, na modalidade 3×3. Foram experiências muito positivas que nos deram a base burocrática e profissional que, hoje, aplicamos na nossa equipe de Valorant que é um grande e novo desafio, extremamente bem vindo e animador! Tenho grandes expectativas pro futuro dessa Line Up, as primeiras impressões foram ótimas e, na rotina, estamos nos dando muito bem! #GoFogo!”, destaca o manager, Lucas “TheLynx” Luro.

A entrada do Botafogo no VALORANT é o segundo de futuros movimentos que o clube dará nos esportes eletrônicos. Atualmente o alvinegro compete no futebol virtual Pro Evolution Soccer (PES).

Sobre Klaus Simões 457 artigos
Jornalista pela FIAM, Técnico em Comunicação Visual pela Etec de São Paulo, especialista em coberturas de eventos, esportivas e musicais, geek e alternativo. Responsável pelo NEXP Podcast.