O mineiro Bemti lançou, na noite desta quarta, dia 29, o disco “Logo Ali”, realizado através do edital Natura Musical. O álbum conta com uma extensa lista de participações especiais e colaborações, como Fernanda Takai, cantora indicada ao Grammy Latino 2021, que participa da faixa “Quando o Sol Sumir” lançada como single no último dia 23. Assim como em seu primeiro disco – “era dois”, lançado em 2018 – o novo álbum tem como base uma sensível exploração da viola caipira de 10 cordas, mas expande esse som para arranjos de proporções épicas, além de caminhos e temas inexplorados pelo primeiro disco.
Além de Takai, o disco conta com participações especiais do paraense Jaloo, da baiana Josyara, do artista português Murais (membro da emblemática banda portuguesa Linda Martini) e do duo paulistano ÀVUÀ. Entre os musicistas convidados estão Helio Flanders, Paulo Santos (do grupo Uakti) e Marcelo Jeneci, que co-produziu, toca e canta vocais de suporte na faixa “Livramento”, junto a Paulo Novaes, artista indicado ao Grammy Latino 2021. Já nas composições, há colaborações com artistas como Roberta Campos, Barro, Nina Oliveira e Pedro Altério, membro do 5 a Seco (produtor musical do disco ao lado de Luis Calil, líder da banda Cambriana).
A capa é uma “reinvenção expandida” do quadro “O Derrubador Brasileiro” (1879) de Almeida Júnior, notório artista do realismo brasileiro, famoso por registrar com “rigor acadêmico” cenas do cotidiano caipira. Numa mistura de fotografia e arte digital, Bemti repousa com os pés descalços num cenário de floresta tropical semi-derrubada, encostado na viola caipira ao invés do machado da imagem original. Segundo Bemti, uma “representação de cantar experiências pessoais envolto por uma sensação constante de mundo acabando: um apocalipse tropical diário”.
“O ‘Logo Ali’ é um disco sobre amar e desamar atravessado pelo eterno fim e recomeço de todas as coisas, tendo o afeto, a arte e a criação como refúgios em tempos difíceis. Um disco sobre caminhar em direção a algo que está sempre quase chegando, que pode ser um futuro melhor ou o colapso definitivo”, conta o artista.
“O título evoca o que dizem sobre não confiar quando um mineiro te diz que alto está ‘logo ali’, porque geralmente está muito longe, mas a gente precisa aguentar até chegar lá. E aí acho bonito o simbolismo de tantas vozes e mãos terem colaborado no álbum – mesmo que à distância por causa da pandemia – porque são as pessoas que nos acompanham nessas jornadas que precisamos suportar individualmente. Espero que quem escute o disco se sinta parte desse mundo sonoro onde estamos todos reunidos: um mundo instigante e apaixonante. O logo ali”, completa.
Bemti nasceu numa fazenda na Serra da Saudade, em Minas Gerais, com avôs violeiros que tocavam em Folia de Reis. Formado em Audiovisual pela Universidade de São Paulo, o mineiro também desempenha diversas funções no material visual que acompanha o disco. E desde seu primeiro single, “Gostar de Quem” (de 2018), Bemti se posiciona nas letras e clipes como artista LGBTQIA+, um dos motivos para que ele defina sua música como uma mistura de “queer-folk, MPB e indie-pop”.
Neste lançamento, a viola caipira de 10 cordas conversa tanto com arranjos grandiosos de sopros e cordas quanto com arranjos eletrônicos de diversas referências contemporâneas. Entre as inspirações, nomes tão diversos como Milton Nascimento, Bon Iver, Arcade Fire, Baleia, Phoebe Bridgers, Tulipa Ruiz, Moses Sumney, Joni Mitchell, Björk, entre outros. “A viola caipira funciona como filtro dessas diversas influências nacionais e internacionais, tendo como base um instrumento que surgiu no Brasil mas se perguntando a todo momento o que é ‘soar brasileiro’? Quais códigos dessa ‘brasilidade’ são símbolos e quais são clichês?”, complementa. Com 12 faixas e 40 minutos de duração, “Logo Ali” se divide em dois atos unidos por um interlúdio. Bemti conta: “Por ter formação como roteirista, sempre gostei da ideia de fazer discos narrativos. Repeti e amplifiquei no álbum algo que adorei fazer no ‘era dois’, mas lá a história era bem mais simples: uma ruptura e um recomeço. Então tivemos um trabalho muito meticuloso na hora de entender e executar o flow entre as músicas e a história que o disco conta, tanto musicalmente quanto liricamente! O primeiro ato é mais diurno, afetivo e pré-apocalíptico enquanto o segundo ato é mais noturno, solitário e cataclísmico. O final aponta para uma vontade de viver muita coisa mesmo num cenário inóspito, e se pergunta quando e se a gente realmente chega nesse outro lado. Uma mistura constante entre o íntimo e o superlativo’ ”.
Outros destaques entre os músicos ficam por conta da baterista Bianca Predieri (Jadsa), da violista Kinda Assis (Teko Porã) e de Cauê Lemes, que toca piano de cauda e fez a pré-produção do disco. A mixagem do disco é assinada por Luis Calil e a masterização é de Florencia Saravia-Akamine. “Logo Ali” foi majoritariamente gravado nos estúdios Ilha do Corvo em Belo Horizonte (com Leonardo Marques) e Gargolândia em Alambari (com Thiago Baggio, engenheiro de som indicado 5 vezes ao Grammy Latino).
“Logo Ali” sucede o disco “era dois” que foi lançado em 2018 e já ultrapassa 1,2 milhão de plays somente no Spotify. “era dois” têm participações de Johnny Hooker, Tuyo e Natália Noronha e entrou em diversas listas de Melhores do Ano como da Rolling Stone Brasil. Com o disco, Bemti tocou em 9 estados e 3 países, incluindo festivais como o Bananada e o Timbre e um show esgotado em Buenos Aires no início de 2020.
Faixa a Faixa
“Canto Cerrado” abre o disco como uma música que vai “entrando em foco” aos poucos pra introduzir o universo épico do “Logo Ali”. Desde o começo eu tinha essa ideia de começar a jornada traduzindo em sons a imagem de “subir uma serra com a tarde caindo e encontrar uma Folia de Reis lá em cima”. O Paulo Santos, que foi um dos membros fundadores do Uakti, participa tocando diversos instrumentos incluindo alguns inventados por ele. Já a Bianca Predieri toca Caixa do Divino – instrumento típico de Folia – e além deles há mais uma gama de instrumentistas de sopro e cordas. Foi uma honra ter o Paulo aqui, pois entre vários trabalhos que eu admiro, ele tocou com o Uakti no disco “Anima” do Milton Nascimento (de 1982) uma das grandes influências do “Logo Ali”. Nessa abertura você consegue escutar ecos de “Evocação das Montanhas”, do “Anima”; “Perth” do Bon Iver; “Little Bear” do Guillemots entre outros inícios de álbuns que eu amo.
“Livramento” inaugura as “temáticas do coração” no disco com um afastamento repleto de contradições emocionais. A letra é uma parceria com a Nina Oliveira que desde as primeiras ideias queria que “Livramento” fosse uma sofrência (por isso a métrica vocal bebe tanto do sertanejo contemporâneo, apesar da maior influência ser Laura Marling). Chamei o Marcelo Jeneci pra tocar sanfona mas ele se empolgou tanto que acabou sendo co-produtor da música, cantando diversos vocais de apoio (como os assobios e vocalizes) e tocando piano Wurlitzer. O coro do final tem o Paulo Novaes, indicado esse ano ao Grammy Latino de Melhor Canção, o Cauê Lemes (pianista e pré-produtor do disco) e os dois produtores musicais do “Logo Ali”: Luis Calil e Pedro Altério).
“Catastrópicos!” continua o ritmo acelerado com um pop tropical de estrutura totalmente inusitada que te engana de 10 em 10 segundos. O arranjo colorido e a harmonia das minhas vozes e as do Jaloo te guiam por essa jornada complexa mas dançante. “Catastrópicos!” foi o primeiro single do disco e primeira parte da “trilogia dos pontos de exclamação”, ao lado dos outros singles (“Samba!” e “Se entrega!”) que eu criei como uma história paralela, pra brincar e demonstrar um pouco a superlatividade sonora do “Logo Ali”. Essa foi minha composição mais difícil da vida, tanto musicalmente quanto liricamente, e fiz um grande esforço pra que esse relato sobre o “apocalipse de ser brasileiro” não ficasse restrito a esse período que estamos vivendo.
“Se entrega!” talvez seja o momento mais direto do “Logo Ali”. Um enevoado indie-pop caipira com beats de reggaeton onde a letra romântica vai se cercando de um arranjo que cresce como uma ventania de fim de tarde de verão. Os vocais sintetizados foram criados pelo Rodrigo Kills (do Cyberkills) e misturam minha voz, com vocoder e o canto do passarinho Saci (Tapera Naevia), uma melodia super melancólica que marcou muito minha infância. O “Logo Ali” é repleto desses pequenos atos de antropofagia.
“Quando o Sol Sumir” é um encontro grandioso com a participação da Fernanda Takai, composição em parceria com a Roberta Campos e a presença do Helio Flanders no trompete. Quando comecei a escrever essa música com a Roberta tínhamos a ideia fixa de um “casamento no fim do mundo” e boa parte da música e da letra veio durante minha turnê no Sul no início de 2020, mais especificamente quando eu estava em Colônia no Uruguai um dia após ter tocado em Buenos Aires com o incrível Gabo Ferro (que viria a falecer poucos meses depois). Essa é uma das diversas músicas que eu comecei a compor antes da pandemia mas que pareciam prever um “fim dos tempos” e que ganharam outros contornos quando foram concluídas recentemente. A parceria com a Fernanda foi de uma generosidade absurda e até hoje não acredito ao escutar, porque sou muito fã do Pato Fu desde criança.
“Não Tava Nos Meus Planos” foi composta durante uma imersão no estúdio Gargolândia em Fevereiro deste ano e é uma parceria minha com o Pedro Altério. Uma das músicas mais recentes a estar no disco, a letra é sobre planos e sonhos quebrados mas também sobre uma certa paz que vem em algum momento da resignação: esse suspiro quando você percebe que não pode fazer nada sobre certas coisas. O final instrumental é o clímax do primeiro ato do disco e a música tem dois BPMs que se alternam. A minha intenção é que até aqui o ouvinte de primeira viagem esteja sem fôlego e só “respire” no interlúdio que vem a seguir.
“Salvador (interlúdio)” separa o primeiro e o segundo ato do “Logo Ali”. Uma poesia que pretende emocionar e introduzir o ato mais solitário e de coração partido. Mas internamente eu também queria que fosse um momento de provocação ao me apropriar de alguns clichês da música brasileira. A participação da Josyara é como um trovão que te obriga a levar a sério e prestar atenção no que ela está falando e eu acho isso genial. Fiquei imensamente feliz por ela ter topado o convite, admiro e me identifico muito com essa jornada dela de neo-cantautora-instrumentista LGBTQIA+.
“Habitat” talvez seja minha música mais enfática sobre solidão e apesar de ressoar muito o cotidiano pandêmico, foi composta no fim de 2019. Pra mim é um bom sinal de que seja uma letra que possa ser identificada com qualquer solidão futura. No arranjo experimentamos com várias influências que eu amo: Phoebe Bridgers, Keane e até Adriana Calcanhotto, alguém que tem cantado de jeito muito sensível esses nossos tempos turbulentos, sem ignorar esses últimos anos.
“Eu Te Dei Tudo Que Eu Sou” foi a primeira música composta para o “Logo Ali”, no fim de 2018! Ela evoca um ressentimento trágico que nem aquele de “Tango” (música do primeiro disco com participação de Johnny Hooker) e já anunciava o tom cinematográfico do segundo disco. A inspiração pra ela foi uma sensação dupla de insuficiência, tanto num relacionamento (o mesmo que inspirou as músicas românticas do primeiro disco) mas principalmente em relação à indústria da música. Uma sensação de me doar por completo mas não ser compreendido o quanto gostaria.
“Samba!”, apelidada carinhosamente de “Samba da Björk”, é um dos arranjos mais complexos do disco e acredito ter sido uma escolha ousada de single. Pra mim “Samba!” resume bem vários dos conceitos do “Logo Ali”: os arranjos grandiosos a partir da viola caipira; as participações especiais como construção do arranjo e não só como uma “voz diferente que entra”; o questionamento do que é “soar brasileiro”; o tom “apocalíptico-tropical”, etc. Já havia trabalhado com a Bruna Black (parceira do Jota.pê no duo ÀVUÀ) algumas vezes e é sempre uma imensa alegria criar com ela. Lembro de enviar pro duo um audio de 11 minutos explicando exatamente como eu imaginava a participação deles: os dois cantam e emulam percussão, baixo e sintetizadores com as vozes. Em “Samba!” há ecos do disco “Medúlla” e de “Pagan Poetry” da Björk, os sopros dos anos 70 de Elza Soares, o clima dos “Afrosambas” de Vinicius de Moraes e Baden Powell, os synths de Moses Sumney e do Arcade Fire na época do Reflektor… Tudo isso pra criar um “carnaval fantasma” onde eu “via a sua cara em tantos caras”.
“Do Outro Lado (Mantra Tornado Grito)” anuncia: o mundo está realmente acabando! Composta por 6 mãos, a música surgiu no fim de Março de 2020 como um “jam session na viola” entre eu e o Barro: eu estava preso em Recife depois que a pandemia cancelou uma turnê no Nordeste que eu tinha acabado de começar. Quando eu finalmente retomei a música um ano depois, em Março desse ano, pareceu uma ótima ideia chamar alguém “do outro lado” do oceano pra contar essa outra perspectiva sobre essas jornadas que precisamos aguentar. O Murais topou o convite e compôs esse final inspirado em fados depois de eu contar que a viola caipira é “filha” da guitarra portuguesa. O final é o crescendo mais grandioso de todo o disco e a música também tem co-produção do jojô, que trabalha com nomes como Tagua Tagua e Filipe Catto.
“De Tanto Esperar” retoma diversos elementos de “Canto Cerrado” pra se perguntar: a caminhada termina? As duas músicas foram gravadas com o mesmo BPM sem eu ter percebido isso, e quando descobrimos essa coincidência foi natural que ela se tornasse o encerramento do “Logo Ali” (ela quase ficou de fora ao lado de outras cinco músicas). Essa é outra letra que eu comecei a escrever logo antes da pandemia e só terminei vários meses depois. “De Tanto Esperar” resume pra mim uma emoção que eu queria que o disco emanasse: uma vontade de seguir adiante, de viver e sentir várias outras coisas, apesar de um contexto totalmente inóspito.
Bemti foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura de Minas Gerais (LEIC), ao lado de Luiza Brina, Pássaro Vivo, aocoral, Mostra Negras Autoras e Casa Poça, por exemplo. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para mais de 140 projetos de música até 2020, como Bemti, Fernanda Takai, Lô Borges e Meninos de Araçuaí.
“A música propõe debates pertinentes, que impactam positivamente na construção de um mundo melhor. Acreditamos que os projetos selecionados pelo edital Natura Musical podem contribuir para a construção de um futuro mais bonito, cada vez mais plural, inclusivo e sustentável”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.
Sobre Natura Musical
Natura Musical é a plataforma de cultura da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu cerca de R$ 159 milhões no patrocínio de mais de 500 projetos – entre trabalhos de grandes nomes da música brasileira, lançamento e consolidação de novos artistas e projetos de fomento às cenas e impacto social positivo. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do País e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2020, o edital do Natura Musical selecionou 43 projetos em todo o Brasil e promoveu mais de 300 produtos e experiências musicais, entre lançamentos de álbuns, clipes, festivais digitais, oficinas e conferências. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com uma programação contínua de lives, performances, bate-papos e conteúdos exclusivos, agora digitalmente.