Quando alguém fala que é de um lugar X para o mundo, muitas vezes pode ser um sentido figurado, mas quando se trata de uma banda independente paulista que sonha muito intensamente em que seu som esteja pelo mundo afora, estamos falando do Duo, Atalhos. De São Paulo para o mundo nunca foi tão literal, seja o vocalista Gabriel .. em sua jornada na Argentina, inclusive durante a gravação, ou o baixo de Conrado Passarelli, masterizado em um estúdio norte-americano. Todas essas histórias você vai entender na entrevista exclusiva com a banda Atalhos ao Sinfonexp, programa musical do NEXP podcast. Já disponível nas maiores plataformas de áudio:
Gabriel Soares comanda os vocais e Conrado Passarelli o baixo, juntos formam o duo Atalhos, originado em São Paulo. Uma das bandas do Indie nacional com mais qualidade dos últimos anos, atuando de forma independente, chega ao disco de número 04 de estúdio.
“Eu acho legal uma coisa do indie do brasil, as bandas são muito unidas. Então a gente também conhecendo essas bandas novas, trocando mensagens, como o cenário é muito difícil, a gente sabe que não é fácil fazer música independente no Brasil, as bandas se unem pra fazer shows em parceria, lançar músicas fazendo colaborações, então tem esse lado positivo” – Gabriel Soares
Os dois músicos contam suas histórias e compartilham todas as experiências já vivenciadas dentro da música. Em primeira mão, revelaram o contrato assinado com uma gravadora espanhola Costa Futuro, e em Buenos Aires a parceria com Mariano, cantor da Mi amigo invencible, projeto solo: el principe idiota.
A língua latina é mais do que explorada pela banda, alguns importantes nomes da música latina Indie estão presentes no disco e nas referências do duo. As duas canções se somam à faixa-título e preparam o novo disco da Atalhos, produzido pelo vocalista Gabriel Soares em parceria com o chileno Ives Sepúlveda (The Holydrug Couple). A mixagem foi realizada no clássico estúdio Panda (Buenos Aires), além de ter a masterização assinada pelo americano Greg Calbi (Tame Impala, The War on Drugs). Entre as influencias, não só músicas são as referencias, mas a literatura também. Explicam como chegaram ao momento final que definiu participação de Delfina Campos. videoclipe foi gravado em Asunción
“Já passamos vários perrengues – Gabriel – Conrado: Já tivemos instrumentos roubados, já tocamos para receber uma cerveja, uma pizza, mas o grande lance é realmente por amor”
A internacionalização do som da Atalhos atingiu maiores níveis ao representar o Brasil no festival KEXP, em comemoração aos 10 anos do programa El Sonido, da aclamada rádio americana de Seattle, que levou o nome do evento. O evento online, realizado em maio deste ano, trouxe uma leva de grandes artistas em seu line up, como a cantora colombiana Kali Uchis, Francisca Valenzuela, Javiera Mena, Juan Wauters, Los Blenders e mais. Já em julho deste ano, o grupo participou do projeto Amplifiquintas, criado pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) de São Paulo, que levou bandas e artistas de selos independentes a teatros da capital paulista em performances transmitidas ao vivo gratuitamente. Atalhos se apresentou no Teatro Paulo Eiró com as faixas “A Tentação do Fracasso” e “Te Encontrei em SP”, do próximo álbum do duo, e “The Bell Jar”, do disco anterior, “Animais Feridos”.
O quarto álbum “A Tentação do Fracasso” está previsto para chegar completo ao público no início de 2022, mas a Atalhos prepara lançamentos neste ano.
Agradecemos em especial a Ragazzi Comunicação e sua equipe de assessoria de imprensa por intermediação e contato com o duo paulista. O NEXP Podcast é um veículo 100% independente de cunho jornalístico e com viés para o entretenimento.