A premissa de ‘jeen-yuns’ é simples, tendo uma progressão convencional do gênero documental, detalhar a ascensão de Kanye West no mundo musical, com o foco na criação de um dos álbuns mais influentes da história, o “College Dropout”.
Porém, meio que o tiro sai pela culatra, pelas cenas mais bobas (alguns diálogos do Kanye, relações com outros artistas, cotidiano) do que a produção do álbum em si, alguns pequenos detalhes que deixam ainda mais em evidência o estilo egocêntrico que conhecemos do Kanye já (ou Ye).
Ele pode aparentar ser arrogante as vezes mas tudo acaba se submetendo a essa imagem construída pelo próprio Kanye, de sempre se achar superior a todos e que sempre consegue se revolucionar de certa forma e por conta desse comportamente, de uma forma ou outra, revoluciona a indústria da música diversas vezes.
A colagem da série é funcional porém pode ser enjoativo as vezes, por exemplo alguns momentos onde parece que a série empaca e fica enrolando em um arco, mas não é algo que me atrapalhou muito não. Lembram quando eu disse que o tiro sai pela culatra? Ocorre no 3º episódio, onde o arco do “acompanhando a trajetória não existe mais, é meio que um resumo dos próximos anos do Kanye até mostrar os anos de 2016-2019, o episódio em si é ótimo, mas quebra totalmente o ritmo que os dois episódios haviam construíram anteriormente.
Parece que foge de ser uma história de surgimento e passa a ser da vida dele mesmo, o que demandaria pelo menos o dobro de duração do que ele tem.
Vale lembrar que é uma série que muitos dos seus méritos e por conta do próprio Kanye do que de fato ela conseguir construir algo por si só, por exemplo, não é uma série que eu recomendaria para quem não fosse chegado ao Kanye, mesmo para o “Get Back” da Disney+.
Ao final de tudo, é incrível ver esse lado mais pessoal de Kanye, e o que levou a grandeza que possui agora, e mesmo que de forma gradativa, a série faz bem isso. Mas acaba sendo tão ambicioso quanto o próprio Kanye aoo trazer uma abordagem mais acerca de sua vida do que sua ascenção.