O Marco Legal dos Games é um divisor de águas para a indústria brasileira de games, trazendo mais oportunidades, organização e reconhecimento para esse universo que só cresce!
Marco Legal dos Games
Após anos de tramitação, o Marco Legal dos Games finalmente foi aprovado pela Câmara dos Deputados e segue para sanção presidencial. O projeto, que regulamenta a atividade das empresas que desenvolvem jogos eletrônicos no Brasil, é um divisor de águas para o setor, que vem crescendo exponencialmente nos últimos anos.
Incentivos para a produção nacional
Um dos principais pontos do Marco Legal dos Games é a criação de mecanismos para incentivar a produção nacional de jogos. O projeto permite que empresas captem recursos para o desenvolvimento de games por meio da Lei Rouanet e da Lei do Audiovisual, ambas criadas para incentivar a cultura no país.
Benefícios fiscais para empresas estrangeiras
As empresas estrangeiras que investem em jogos eletrônicos independentes nacionais também terão benefícios fiscais. O projeto prevê que essas empresas poderão abater 70% do imposto sobre remessas ao exterior relacionadas à exploração de games ou licenciamentos.
Educação e terapias no Marco Legal dos Games
O Marco Legal dos Games também reconhece o potencial dos jogos eletrônicos como ferramentas para a educação e para terapias. O projeto prevê que o governo regulamente a maneira com a qual os jogos poderão ser utilizados nesses espaços.
O que foi alterado no Senado?
O projeto já havia passado por uma análise da Câmara dos Deputados, mas foi alterado durante sua tramitação pelo Senado. Os deputados mantiveram as alterações feitas pelos senadores, que incluíram a retirada dos jogos de fantasia (fantasy games) da regulamentação.
Quais jogos não serão considerados games?
Pela proposta, máquinas caça-níqueis, jogos de azar e modalidades lotéricas não serão considerados games.
Marco Legal dos Games possui um futuro promissor para a indústria?
O Marco Legal dos Games é um passo importante para o desenvolvimento da indústria de games brasileira. Com mais incentivos e investimentos, o setor tem potencial para crescer ainda mais e se tornar ainda mais relevante na economia do país.
Abragames comemora aprovação do Marco Legal dos Games no Plenário e aguarda sanção presidencial
“Essa é uma enorme vitória para o setor brasileiro de games. Ao longo dos últimos dois anos, junto às associações regionais e a centenas de estúdios, temos travado um longo debate por melhorias no texto de lei que visa regulamentar uma indústria tão importante para o futuro do Brasil. Hoje podemos dizer que o esforço valeu a pena e que estamos mais próximos de alcançar esse grande objetivo”, destaca Rodrigo Terra, presidente da Abragames.
O que esperar agora?
O projeto agora segue para sanção presidencial. Se for sancionado pelo presidente Lula, o Marco Legal dos Games entrará em vigor e trará uma série de benefícios para a indústria de games brasileira.
A aprovação do Marco Legal dos Games é uma grande vitória para a indústria de games brasileira. O projeto é um marco histórico para o setor e trará uma série de benefícios para as empresas que desenvolvem jogos eletrônicos no país.
- “Os desenvolvedores deverão prever medidas para mitigar os riscos aos direitos desse público, bem como criar canais de escuta e de diálogo, como forma de assegurar seus direitos no mundo digital”, disse o relator do projeto, deputado Darci de Matos (PSD-SC).
Informações adicionais:
- Para saber mais sobre o Marco Legal dos Games, você pode acessar o site da Câmara dos Deputados: clicando aqui
- Você também pode ler o texto completo do projeto de lei: clicando aqui
NEXP
O NEXP é um site de Cultura Pop, Geek e entretenimento com foco também em música, literatura e nas áreas independentes do jornalismo. Conta com um podcast com os mais variados convidados, 3 milhões de plays e episódios exclusivos. Para escutar nossos episódios, escolha seu agregador favorito de podcast e acompanhe com exclusividade. iTunes/Apple | Amazon Music | Google Podcasts | Deezer | Amazon Music e Breaker, Castbox, Pocket Casts, RadioPublic e no Spotify. Confira mais episódios em nossa página sobre o Podcast.
Siga o NEXP nas redes sociais
@nexpbr no instagram e linkedin: clique aqui