André Abujamra em entrevista exclusiva sobre carreira do músico e ator

André Abujamra

André Abujamra é um nome que você já ouviu, leu ou se deparou em algum momento da vida, pode até não lembrar do que ele já fez, mas é impossível não ter tido contato com alguma coisa que ele já fez. Abujamra é músico, cantor, compositor, multi-instrumentista e ator, além de cantar ópera e ser uma referência em trilhas de cinema.

“É engraçado que as pessoas falam assim, não gosto muito do som do André Abujamra, aí eu falo, legal, mas qual dos sons que você não gosta? Do Heavy metal, da parte clássica….?”

André Abujamra no NEXP Podcast

André Abujamra se apresentou no terceiro domingo de março (18) de 2023, no Teatro Sérgio Cardoso em São Paulo, com seu mais recente trabalho Omindá e Emidoinã, um “showfilme híbrido” de seus dois últimos lançamentos, parte de um projeto de cinco álbuns que dialogam com os elemento da natureza: Água, Fogo, Ar, Terra e o Quinto Elemento. Abujamra conversou com os jornalistas Gabriel Tuma e Nicolas Kieling no Sinfonexp, programa musical do NEXP Podcast.

Para escutar nossos episódios, escolha seu agregador favorito de podcast e acompanhe com exclusividade. iTunes/Apple | Amazon Music | Google Podcasts | Deezer |  Amazon Music e Breaker, Castbox, Pocket Casts, RadioPublic e no Spotify. Confira mais episódios em nosso página sobre o Podcast.

André Abujamra e Omindá e Emidoinã

O  show une dois de seus mais recentes trabalhos solos sobre os elementosOmindá – A União das Almas do Mundo Pelas Águas, lançado em 2018, e Emidoinã – Alma de Fogo,  de 2020 (indicado ao Grammy Latino 2021 como melhor disco alternativo em língua portuguesa).

“Por que uma única apresentação? Porque eu to bancando o teatro, pagando os músicos, e eu vou ser louco de fazer mais que uma? Não sei nem se eu vou conseguir pagar tudo.” comentou em tom de risadas.

“Eu comecei a fazer as músicas, para alguns participantes eu tinha um gosto emocional, eu queria um flautista indiano, ai eu joguei no google, qual melhor flautista indiano do planeta, aí eu cheguei num velhinho que tava quase morrendo, cheguei no aluno dele, aí o filho do aluno dele, nossa toca demais… fiquei amigo e fui gravar na Índia com ele.”

André Abujamra - Omindá e Emidoinã
Omindá e Emidoinã: André Abujamra em montagem de Mauro Nascimento para foto de Mustafá Seven e ilustração de José Carlos SPJ

Projeto que demorou 11 anos para ser feito, Omindá levou André a percorrer mais de 13 países, entre eles Estados Unidos, Japão, Rússia, Índia, Bulgária e Jordânia,  gravando e filmando a participação de convidados especiais como a The City of Praga Philharmonic Orchestra (República Checa), o tradicional coro The Mystery of the Bulgarian Voices (Bulgária), Zaza Fournier (França), Ballaké Sissoko (Mali), Maria de Medeiros (Portugal), Sasha Vista (Rússia), Oki Kano (Japão), Rishab Prasanna e Sharat Srivastava (Índia), e os brasileiros Marcos Suzano, o violeiro Ricardo Vignini, a Trupe Chá de Boldo, o companheiro de André n’Os Mulheres Negras, Maurício Pereira, Ritchie, Paulinho Moska, entre muitos outros.

Já Emidoinã, produzido durante a pandemia,  é uma animação, com codireção de André e Luciano Lagares, da Openthedoor Studios, uma viagem mitológica na qual André contou com a colaboração de amigos cantores, músicos e atores: Antonio Capelo,  BNegão, Camila Pitanga , Chico César,  Criolo, Fernanda Takai, Giuliana Maria, Julia Lemmertz , Marisa Brito, Pedro Luiz, Rita Ollé, Russo Passapusso, Zélia Duncan  e Rodrigo Santoro como convidado especial.

Neste “showfilme”, a banda – formada por André Abujamra (guitarra e voz), Sérgio Soffiatti (baixo), que assina a produção dos dois álbuns, Daniel Nakamura (guitarra), Chicão (piano), Fabio Luchs (bateria),  Maurício Badé e Ari Colares (percussão) – toca em sincronia com os filmes projetados no telão, nos quais mais de 20 convidados, músicos, cantores e atores brasileiros e estrangeiros, emprestam seus talentos e imagens para o espetáculo.

Castelo Rá-Tim-Bum

André Abujamra foi o responsável pela trilha sonora do Telecurso, do programa Provocações e ainda pela abertura do Castelo Rá Tim Bum.

“O Helinho pegou um CD do Debussy, La Mer, aí vamos ouvir o La Mer, e era uma música maravilhosa, aí eu peguei meu fusquinha, e eu fui no carro cantando Bum bum bum, Castelo Rá-Tim-Bum, cheguei em casa e fiz esse refrão, e foi nascendo.” – André Abujamra durante Castelo Rá-Tim-Bum: O Reencontro

André Abujamra