Em nova fase da carreira, o cantor Rinas Francisco lança no dia 27 de janeiro o single Visceral. A faixa é a terceira lançada pelo artista e traz uma pegada do rock oitentista regado de energia e filosofia.O projeto faz parte do álbum “Com os Pés no Chão”, produzido pela SPECTRO, com músicas compostas pelo cantor e previsão de lançamento para abril deste ano.
Rinas Francisco foi entrevistado no Sinfonexp, programa musical do NEXP Podcast. Para escutar nossos episódios, escolha seu agregador favorito de podcast e acompanhe com exclusividade. iTunes/Apple | Amazon Music | Google Podcasts | Deezer | Amazon Music e Breaker, Castbox, Pocket Casts, RadioPublic e no Spotify. Confira mais episódios em nosso página sobre o Podcast.
Em setembro do ano passado, Rinas fez o lançamento de seu primeiro single, “Você se Perdeu”, uma canção romântica e lenta. Agora, o cantor apresenta “Visceral”, com um ritmo muito mais forte. “Essa música é a completa tradução da minha obra. É a arte visceral. Compus essa canção em uma fase muito inusitada na minha vida, quando alguém se aproximou de mim e me apontou ‘visceral’”, conta Rinas.
Mesmo o artista não revelando a “fase inusitada” de sua vida, ele garante que não é romântico. “Não se trata de uma música romântica. Na realidade, eu não sou nada romântico. ‘Visceral’ é uma tragédia. Um caos. Um rockzinho muito mal intencionado”, ressalta.
O segundo single de Rinas foi lançado em novembro de 2022, “Placa-Mãe”. “Fiz essa música na pandemia, durante minhas perdas e consolos. É um retrato das mulheres da minha família. Também viscerais. Também placas-mãe”, concluiu Rinas.
O single placa Mãe também passa por assuntos familiares, vividos e sentidos pelo cantor. “Placa-Mãe’ é uma música em que eu falo das mulheres da minha família, fortes e guerreiras. São verdadeiras placas-mãe – unem todo o sistema. E sem elas, há a quebra do ritmo. Passei por diversos momentos conturbados na minha vida, durante esses últimos anos. Eu vi, senti e até perdi a Placa-Mãe, a delicadeza mesmo é que, por mais que tenha perdido, ela sempre me abraça”, afirmou.
Já para o álbum, o cantor afirma que “será um retrato social”. Para os interessados em acompanhar o artista, basta seguir em suas redes sociais | @rinasfrancisco
Em tempos mambembes com direções caóticas e olhares arcaicos, Rinas Francisco surge em seu novo projeto solo “Com os Pés no Chão” e apresenta seis novas canções autorais. No palco desde 2018, o cantor discorre agora sob um cenário mais individualista e introspectivo – eis então um angu com vitrola, espelhos, flores, plataformas digitais e doce de abóbora. A nova velha e tal qual Música Popular Brasileira que dança na corda bamba e sem sombrinha. O emblemático músico independente que depende de espaços e ouvidos abertos. O sarcasmo demodê – o clichê do clichê do clichê do clichê…
As canções abordam temas como amor, saudade, existencialismo, esoterismo e ironia. Em julho de 2022 está previsto o lançamento do primeiro single “Você se Perdeu” – uma música que traduz diversos sentimentos, assim como diz Francisco. “A canção se manifesta como um olhar no espelho. É preciso se reconhecer. Se entender e compreender os ciclos. Cada um está em um caminho diferente e que até podem se cruzar, mas nada é eterno e essa mutação é imutável”, completou o cantor.
Já para os próximos lançamentos, Francisco planeja fazer a divulgação de mais dois singles ainda neste ano e posteriormente lançar o EP completo em todas as plataformas digitais.
Rinas também é apresentador, diretor e roteirista do Programa O PORÃO – um conteúdo disponível no Youtube e que mistura filosofia e política com humor. Conforme o objetivo da atração: o programa pretende dar espaço à todos os esquisitos, estranhos, banidos, excomungados, podres, diferentes e indiferentes. Assim como diz, “quem não é bem-vindo na sala, que venha para O PORÃO”.