Nintendo deu show na BGS 2022? vamos entender melhor a participação da empresa no evento. Nos dias 6 e 12 de outubro, rolou a Brasil Game Show de 2022 no Expo Center Norte, em São Paulo, e nela tivemos a presença da Nintendo com um estande gigantesco cheio de ativações, brincadeiras e informações para os presentes.
No início da BGS, tivemos disputas de Mario Strikers: Battle League no palco com fãs e apresentadores,e a exibição do primeiro trailer do filme de Super Mario Bros. com exclusividade ao público presente, mais tarde no mesmo dia o trailer foi liberado no canal oficial do youtube.
dentro do estande você podia testar tanto os 3 consoles que já estão sendo fabricados no Brasil, Switch, Lite, e o LED, como os diversos jogos que já estão disponivel no mercado, Minecraft, da Mojang, Kirby’s Dream Buffet, Pokémon Legends: Arceus, Splatoon 3, Super Smash Bros. Ultimate, The Legend of Zelda Breath of the Wild e Nintendo Switch Sports. Completando a lista, vem Mario Party Superstars, Mario Strikers: Battle League, e Mario Kart 8 Deluxe, com as pistas da DLC Mario Kart8 Deluxe – Booster Course Pass.
Inéditos tivemos presente o Mario + Rabbids Sparks of Hope, desenvolvido pela Ubisoft, It Takes Two, da Hazelight Studios. E em primeira mão, os jogos brasileiros Kukoos: Lost Pets, distribuído pela Modus Games, assim como Cassiodora, da Void Studios.
Outros jogos brasileiros tivemos, Cobra Kai: The Karate Kid Saga Continues, da Flux Games e Horizon Chase Turbo, da Aquiris, e na área Nintendo Online tivemos Tetris 99 e Pac-Man 99, bem como alguns jogos para NES e SNES.
O novo console, Nintendo Switch – Modelo OLED, chamou muito a atenção do público que experimentou Metroid Dread, Kirby and the Forgotten Land e The Legend of Zelda: Breath of the Wild na sua linda tela cheia de cores.
Além de todos esses jogos, rolaram várias atividades, podendo tirar uma foto ao lado dos Pokemons Sprigato, Fuecoco ou Quaxly. E quem possuísse conta no My Nintendo, levou para casa uma cartela de adesivo de Splatoon 3 e vários pôsteres, apresentando o código QR do seu cadastro. Essa prática é muito comum em eventos feitos pela Nintendo no mundo, quem sabe agora teremos isso acontecendo também aqui pela américa latina.
E marcando presença no estande tivemos os Youtubers/influencer, COELHO NO JAPÃO, e LEE GENGAR que conversaram e tiraram muitas fotos com nintendistas que os acompanham. Nós do nexp que somos fãs também tiramos uma foto com eles. Deixaremos para falar mais desses dois num novo texto exclusivo! não percam!
Tivemos também um bate papo com o diretor sênior Bill van Zyll, anunciando os primeiros jogos físicos produzidos no Brasil e em Português
“Van Zyll, o gerente geral para a América Latina da Nintendo of América, confessa que este carinho dos brasileiros é um grande motivador pessoal que o levou a querer trabalhar com nosso mercado. “Vou te dizer que a gente tem fãs por toda a América Latina, ótimos fãs. Eu também vou te dizer que os fãs do Brasil são bem únicos. Eles são muito apaixonados. E eu amo isso.”
2018 foi o ano em que os jogos digitais do Nintendo Switch começaram a ser vendidos no país, dessa vez em 2022, a Nintendo está pronta para dar um novo passo no mercado nacional, de 2019 pra cá, foi o tempo da Nintendo reavaliar sua estratégia no Brasil. De acordo com Bill, o maior desafio é depender da paciência dos fãs enquanto preparam o terreno para a sua expansão local, ele diz que primeiro é preciso conseguir preparar o modelo de negócio certo, o modelo de distribuição certo, e depois seguir passo a passo, para construir algo concreto e que iria durar, pois existem vários processos burocráticos que atrasam e fazem a Nintendo ser extremamente cuidadosa.
Nos últimos anos, alguns poucos jogos chegaram a ser traduzidos para português europeu, como Super Smash Bros for Wii U e Mario Kart 8 Deluxe. Mas agora em 2022, a Nintendo deu um passo além e começou a trazer mais conteúdo especialmente em português brasileiro, como o Mario Strikers: Battle League, Mario Party Superstars e Kirby’s Dream Buffet. Bill está bastante animado para ver o desempenho de The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, a aguardada sequência de Breath of the Wild, em território nacional. “Esse foi um grande título no Brasil. Na verdade, qualquer jogo de Zelda vende muito bem no Brasil,” aponta. Não surpreende que a franquia seja uma grande favorita entre os fãs, junto de Mario e Pokémon. Scarlet & Violet está entre os títulos que a Nintendo aposta que será um grande sucesso no Brasil.
No evento foi mostrado as primeiras mídias físicas produzidas no brasil que estarão disponíveis para venda até o final do ano, nelas já vem a informando se esta em português ou inglês, a Nintendo garante que tem uma equipe trabalhando em trazer cada vez mais jogos em português, e que a Nintendo está seguindo todas as medidas e regulamentos para poder ter o produto em solo nacional, e que em cada país da américa latina vai ter sua própria mídia segunda o regulamento do seu país.
A estratégia atual da Nintendo é aumentar as opções que os consumidores do brasil tem de acessar os produtos da Nintendo. Eles querem aumentar as publicações nas 3 redes sociais que eles usam atualmente, para fortalecer o conteúdo, para que seja uma forma de anunciar as coisas para consumidores brasileiros. Sempre estão tentando conseguir mais conteúdo que seja local e anúncios locais para o consumidor brasileiro.
Foi realmente incrível essa experiência que a Nintendo proporcionou nesses 7 dias de BGS, muitas pessoas adoraram, e muitas outras pessoas puderam conhecer cada vez mais esse mundo maravilhoso de jogos que a Nintendo cuida carinhosamente, e melhor que isso, é saber que eles estão realmente preocupados em voltar e criar um mercado nacional que funcione e seja viável dentro do nosso país, podendo trazer os jogos e os videogames na nossa própria língua, e alcançando cada vez mais pessoas. que venha o próximo ano com muito mais!