Evento atrai público no mês da mulher com atrações para o público feminino, sem perder o foco na criançada
Sábado (12/03) foi o primeiro dia do Circuito Cultura Geek no Américas Shopping, localizado no bairro carioca Recreio dos Bandeirantes, com um público estimado de quatrocentas pessoas. O evento gratuito, reuniu stands de venda, vídeo-games, palestras e apresentações voltados para todas as camadas do geekdom.
Promovido pela Reboot Produções e pelo próprio Américas Shopping, em parceria com a ABX Toy Studio 3D, o evento foi majoritariamente direcionado ao público feminino: o evento começou com uma palestra reunindo as cosplayers Chris Sampaio e Yasmin Yoss e a cantora da banda Bombshells Bu Bolzan. Citando os principais problemas do mundo nerd para as mulheres – como a falta de liberdade para se divertir e se expressar –, as palestrantes alegam que o mundo geek funciona como uma válvula de escape em tempos sombrios.
Chris Sampaio, Bu Bolzan e Yasmin Yoss sendo entrevistados por Aurora
No entanto, conseguem ser otimistas: Yasmin Yoss, cosplayer de Mulher Maravilha, atrela ao seu cosplay uma mensagem de amor acima de tudo, além de mencionar o crescimento do empreendedorismo feminino no ano passado – como por exemplo a Momostore, um dos stands no evento, criado por Débora no ano passado após uma demissão.
Para a criançada, dois momentos bem mais leves. Primeiro um episódio de Timer Man, um herói inspirado em Jaspion e Jiraya brasileiro, baseado nas edições da Kimera Comics – também presente no evento – e comandado por Fabiano Ferreira. Assim que o episódio terminou, uma apresentação de artes marciais deixou os meninos empolgados no salão.
Criançada curtindo episódio de Timer Man
Depois, uma apresentação das princesas Disney – com a Chris Sampaio retornando de Cinderella –, incluindo a Branca de Neve, a Merida e a Aurora – que comandou o evento – além da princesa Sofia, preferida entre as crianças mais novas. Com perguntas e momentos direcionados ao público, a criançada se envolveu bastante na história.
Saindo do universo infantil, tivemos também uma palestra do diretor e produtor do filme “Eu Acredito em Contos de Fadas” – disponível no Now –, Bruno Pereira, que discutiu as dificuldades de fazer um filme independente no Brasil e um quiz do Procrastinando TV em que o autor desse artigo foi eliminado na primeira rodada.
Grupo Aurora
O maior momento do dia foi a apresentação do grupo de K-Pop Aurora. Nascido de um grupo de coreografia de uma música só, Aurora juntou uma quantidade de espectadores grande em sua apresentação, com um repertório de K-pop e algumas músicas ocidentais. Em entrevista à NEXP, a integrante do grupo Natália disse que, apesar de ter começado de forma despretensiosa, já há integrantes se dedicando a tornar isso uma carreira, com três delas fazendo faculdade de dança.
O evento seguiu no domingo com um concurso cosplay, sempre motivo de grande empolgação e um show das Bombshells. Também contou com a presença dos fotógrafos profissionais Calvet e Pezzino, aumentando o portfólio dos cosplayers, e da convidada mais que especial Rotten Queen, cosplayer oficial da Harley Quinn no Brasil, reconhecida pela Warner Bros.
Ficou na vontade? A Reboot Produções e a ABX Toys declararam que vai ter outro evento direcionado ao público geek entre abril e maio no Via Brasil, em Irajá. Nos vemos lá!