Conheça o evento que substituirá o salão do automóvel

O Salão Internacional do Automóvel foi um evento bienal (a cada 2 anos) que acontecia em São Paulo, trazendo todas as tendências automobilísticas do mercado internacional. Novidades, lançamentos, montadoras famosas e seus carros de luxo. Além de entretenimento, oportunidade de negócios e um universo exclusivo para amantes de velocidade. 

A primeira edição do evento aconteceu em 1960 no Ibirapuera e a última foi em 2018 no São Paulo Expo. Esta edição de 2018 não era previamente de despedida, mas quem esteve no evento, foi premiado por estar na última experiência existente. 

2018: com mais de 540  veículos expostos, 1200 horas de atividade, 100 eventos paralelos e 45.000 test drives realizados. A edição ainda comemorava 60 anos de história. 

o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Carlos Moraes comentou sobre o Salão do Automóvel.

“O Salão do Automóvel acabou, o que temos agora é o São Paulo Motor Experience, com cerca de 100 mil test drives durante o evento”.

Salão do automóvel em 2018

Novo nome e localização

O tradicional Salão Internacional do Automóvel acabou. E agora uma nova experiência está sendo preparada. A Reed Exhibitions, mesma empresa responsável pelo Salão, é a idealizadora do São Paulo Motor Experience, um evento que promete ser  não só o maior da América Latina, mas um dos maiores do mundo todo. 

A produtora do evento contará com o apoio da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos). 

O local escolhido para a realização do São Paulo Motor Experience foi o Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Espaço aberto e com mais possibilidades para explorar a indústria dos automóveis. 

A Reed Exhibitions prometeu um megaevento com diversidade, inclusão, sustentabilidade, arenas para exibição de novas tecnologias e uma área exclusiva para negócios, vendas e principalmente test drives, em quatro pistas desenhadas dentro do autódromo. Sendo uma principal, pista off-road, pista para SUV e uma pista para UTV (quadriciclo).

Autódromo de Interlagos em São Paulo

O palco perfeito para falar de carros, não poderia ser diferente. A notícia da extensão de contrato entre a cidade de São Paulo e a Fórmula 1, valorizou ainda mais a área. O espaço ainda conta com 3 dias de shows no Festival de Música, Lollapalooza. 

O evento vai ocupar os 859.724 m2 do Autódromo de Interlagos. Desde o kartódromo até os boxes, onde as áreas de exposição estarão localizadas. 

e-sports

Uma área exclusiva para tecnologia será montada nas arquibancadas localizadas na frente dos boxes. Um espaço de e-sports, um Lab Tech e ainda uma CES Brasil, espaço para as montadoras explorarem as tendências tecnológicas e o futuro. 

Jogamos: Forza Horizon 5 promete ser delicioso

Atração e entretenimento

O público pode esperar uma das melhores experiências com carros, nunca vistas no Brasil. O São Paulo Motor Experience vai contar com um show automobilístico exclusivo. 

Além de test drives com carros elétricos, será realizada uma prova de arrancada à noite e uma pista de drifting (derrapagem controlada). Cacá Clauset, piloto e jornalista, estará por trás da coordenação dos testes, com sua empresa TSO Brasil.

GIF

Atrações como roda gigante, tirolesa e subida em balão, experiências com carros de controle remoto e muito mais, estão nos planos da Reed. Além de oferecer 50% dos cargos de liderança do São Paulo Motor Experience para mulheres, prometeu atender todas as culturas e tornar o evento que antes havia apenas carros em exposição, para um festival de carros e entretenimento.

Data:

Não há uma data exata para o evento, mas com a pandemia controlada e eventos de porte grande acontecendo, a ideia é que o São Paulo Motor Experience aconteça ainda em 2022, agosto ou setembro são os meses preferidos pela Reed.

O último Salão do Automóvel recebeu cerca de 750 mil visitantes durante 10 dias, a expectativa é receber em 7 à 10 dias, mais de 1,5 milhão de pessoas. 

Entre os confirmados, existem cinco contratos assinados, e apenas a BMW tornou público que estará no evento. A GM (Chevrolet) confirmou que não estará em nenhum evento público e seu foco será apenas o digital. As montadoras gastavam mais de R$ 5 milhões por cada salão, algumas delas cerca de R$ 20 milhões. A proposta ousada da produtora é que as montadoras gastem menos e o evento aberto, traga novos nomes ao Brasil.

CEO da BMW: fornecimento de chips deve ficar ruim por 6 a 12 meses

Sobre Klaus Simões 441 artigos
Jornalista pela FIAM, Técnico em Comunicação Visual pela Etec de São Paulo, especialista em coberturas de eventos, esportivas e musicais, geek e alternativo. Responsável pelo NEXP Podcast.