Sabemos que com a evolução da internet, coisas que só eram possíveis no mundo real passaram a ser feitas no universo online, como conversar, ver os amigos, entre outras coisas, e o esporte não ficou de fora, muitos jogos conseguem imitar a realidade. Por conta disso, muitos times de esportes convencionais estão acompanhando essa época de evolução e entrando nos E-Sports. Times como Corinthians, Santos, Flamengo, e tantos outros são exemplos dessa mudança.
Podemos citar a jornada de alguns desses clubes no e-sport:
- Flamengo: Talvez seja o time que fez essa mudança e ficou mais conhecido no cenário brasileiro do e-sports, por ter entrado no League of Legends, um dos jogos mais assistidos no Brasil, sempre estar entre os melhores e disputando títulos, e sempre com uma formação de jogadores já conhecidos.
Podemos ter uma ideia disso pelas duas últimas fase de pontos do CBLOL, pois o Flamengo terminou em primeiro.
- Santos: Não conseguiu uma vaga na franquia do CBLOL, mas ficou conhecido por ter dois coreanos muito bons no time.
E também, o Santos, hoje em dia, é muito bem representado pelo time de Rainbow Six e CS:GO. E contam com um campeão mundial de PES no time.
- Atlético Paranaense: O time entrou no universo dos e-sports com um time de FIFA, atuando na categoria Pro Clubs. Onde os 11 jogadores dentro de campo são controlados individualmente, por 11 pro players. E também, estava fazendo peneiras para montar um time de Free Fire.
- Corinthians: Teve uma passagem pelo LoL também, mas não como um time, mas patrocinando a RED Canids.
Hoje em dia tem times em alguns jogos, como o Free Fire, PES. E já tiveram uma passagem pelo Rainbow Six, mas não tiveram resultados expressivos.
- Avaí: Também, como o Corinthians, entrou como patrocinador de um time, a Jimmy e-Sports, mas com a quantidade de jogos que disputou, não podemos deixar de fora.
O Avaí teve times no PUBG, Hearthstone, FIFA e PES. A equipe de PUBG chegou a disputar algumas qualificatórias mas não conseguiram um bom resultado, no FIFA disputaram alguns campeonatos regionais.
O que podemos destacar, foi que conseguiram enviar um jogador de Hearthstone, Osnildo Provesi, para WESG, um evento muito grande com diversas categorias de e-sports.
- Bragantino: Já entrou no e-sport com times em várias modalidades também, no CS:GO, FIFA (Pro Clubs), Fortnite e PES. Tiveram o melhor aproveitamento com o time de CS:GO, pois venceram a Campus Party, em 2018, e jogaram alguns campeonatos nacionais, como a ESEA.
- Cruzeiro: O time teve uma recente passagem pelo CBLOL, pois foi aceito na franquia, mas o sonho durou somente uma temporada (seis meses), e as coisas não deram certo, então venderam a vaga. Mas o time ainda tem participação no Free Fire, disputando a série A da LBFF, tem jogadores de FIFA e de Fortnite também.
E temos muitos outros times que entraram nesse novo universo, o Remo, Vasco, Botafogo, ABC, entre outros. Até em outros países, a criação de times para os esportes eletrônicos tem sido uma coisa rotineira.
Uma coisa que está virando comum agora, é que jogadores profissionais de esportes “convencionais” estão vendo o espaço que os esportes eletrônicos estão tomando e estão criando seus próprios times. Temos alguns exemplos, como a Paquetá Gaming, criado pelo Lucas Paquetá, jogador de futebol do Lyon, da França, o CaseEports, time criado pelo Casemiro, ex-jogador do São Paulo, que atua pelo Real Madrid atualmente.
E para finalizar, podemos pensar o quão grande nós, as pessoas que acompanham tudo isso, estamos tornando os esportes eletrônicos. Daqui a algum tempo, será mais normal do que qualquer outra coisa todos os time terem equipes em algum e-sport, e os times que não entrarem nessa vão ficar para trás.
Comenta aí, qual desses times você já conhecia. Se o seu time tem alguma equipe de e-sport também, se não tem, está na hora de cobrar.