Na última parte da série especial do NEXP que fala sobre filmes que estrearam em 2001, o tema da semana trata sobre sucessos de um filme só que foram lançados naquele ano.
Na lista de semana, os destaques ficaram para aqueles filmes que não tiveram continuação, mas mesmo assim agradaram a crítica e o público.
Assim como já dito nas edições anteriores, o novo século foi marcado por grandes estreias no cinema com os mais variados gêneros de filmes. Foi há 20 anos que grandes produções chegaram ao público e que encheram salas de cinema ao redor do mundo.
A.I Inteligência Artificial - 07 de setembro
O filme de ficção científica dirigido e produzido por Stanley Kubrick, fez grande sucesso em 2001 ao tratar da relação entre humanos e robôs.
Abordando um futuro não tão distante da época, o filme se passa na metade do XXI, momento no qual as consequências do efeito estufa já são notáveis e causa grandes danos ao Planeta Terra, como a inundação de cidades litorâneas.
Para tentar controlar a iminência desse desastre ambiental, a empresa Cybertronics criou uma nova forma de computador independente, com inteligência artificial (A.I). Uma dessas máquinas é o menino-robô David Swinton (Haley Joel Osment), que é adotado por um funcionário da empresa e sua esposa.
Com o passar do tempo, David acaba se tornando o filho do casal. No entanto, uma série de adversidades dificultam a vida do menino que, sem ter a aprovação total nem dos humanos ou das máquinas, parte em uma jornada para descobrir sua verdade.
Para as gravações do filme, o diretor Kubrick desejava estender as gravações por 20 anos, fazendo com que o ator principal começasse as filmagens aos sete anos e terminasse já adulto. Por conta da demora da produção, Kubrick chegou a passar o comando do longa para Steven Spielberg (do sucesso Jurassic Park), mas no fim o próprio Spielberg entendeu que o melhor para o filme era que a direção fosse feita por Kubrick, que retornou para a cadeira.
Donnie Darko - 19 de janeiro
Outro sucesso de ficção científica que compõe a lista é “Donnie Darko”. Lançado em 19 de janeiro de 2001, o longa chegou às telas brasileiras apenas dois anos depois, em 24 de setembro de 2003.
A trama narra a história do jovem Donnie (Jake Gyllenhaal), um adolescente brilhante e excêntrico que menospreza seus colegas de escola. O protagonista passa a ter visões, em especial com Frank, um coelho gigante que só ele consegue ver.
Em suas visões, Frank encoraja Donnie a fazer brincadeiras humilhantes e destrutivas com as pessoas ao seu redor. Em um desses momentos com o coelho, o jovem recebe a informação que o mundo acabará em um mês.
Desacreditado, o estudante não liga para a profecia de Frank até que, momentos depois, a turbina de um avião cai em sua casa e quase o mata. A partir disso, Donnie começa a se perguntar qual é o fundo de verdade da previsão do coelho.
Náufrago - 26 de janeiro
Estrelado por ninguém menos que Tom Hanks, “Náufrago” é com certeza um sucesso de filme único que comoveu milhares de espectadores que foram até os cinemas apreciar a história de superação do personagem.
Chuck Noland é um dedicado funcionário da FedEx, uma empresa multinacional de serviços de entrega. Em uma de suas viagens a trabalho, Noland se deslocava até a Malásia quando, devido a uma tempestade, o avião em que estava caí sobre o Oceano Pacífico.
Único sobrevivente da tragédia, o protagonista consegue chegar até uma ilha deserta e, sem nenhum resgate à vista, aprende a sobreviver na ilha. Durantes os longos quatro anos que passou isolado, as únicas coisas que Chuck tinha à mão era parte das encomendas que ele conseguiu salvar.
Entre os itens perdidos havia uma bola de vôlei da marca Wilson, com quem o sobrevivente fez “amizade” que rendeu boas cenas entre os “protagonistas”.
O longa rendeu um Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator em Drama pela atuação de Tom Hanks, além de duas indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Ator e Melhor Som.
A premiação de indicação do ator foi mais do que merecida, principalmente quando se atenta ao fato de todo o processo de gravação do filme. As cenas de “Náufrago” foram divididas em duas partes: A primeira onde Hanks aparece antes do acidente e, em seguida, houve uma pausa de alguns meses para que o ator pudesse perder cerca de 20 quilos e deixar a barba crescer para que, assim, conseguisse interpretar o personagem perdido na ilha.
Pearl Harbor - 01 de junho
Situado no período da Segunda Guerra Mundial, “Pearl Harbor” também fala sobre a história de dois amigos de longa data que se apaixonam pela mesma mulher.
Quando a base americana Pearl Harbor é atacada pelos japoneses em 7 de dezembro de 1941, Rafe (Ben Affleck) se alista no exército americano para lutar na guerra em Londres, enquanto seu amigo Danny (Josh Hartnett) torna-se piloto da Força Aérea dos EUA e permanece no país.
Ao sair de solo americano, Rafe deixa para trás sua namorada, a enfermeira Evelyn (Kate Beckinsale). Com a notícia de que seu namorado havia morrido em combate, Evelyn acaba se aproximando de Danny, que passa a corresponder a moça no amor.
A intenção original dos produtores era escalar Matt Damon, Ben Affleck e Gwyneth Paltrow para os papéis principais, mas o cachê do trio pesou no orçamento e apenas Affleck foi mantido no elenco.
O longa levou para casa o Oscar de Melhores Efeitos Sonoros, mas também recebeu indicações nas categorias de Melhores Efeitos Especiais, Melhor Som e Melhor Canção Original (por “There You’ll Be”).
“Pearl Harbor” também teve duas indicações ao Globo de Ouro, com Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original, além de três indicações ao MTV Movie Awards por Melhor Ator (Josh Hartnett), Melhor Atriz (Kate Beckinsale) e Melhor Sequência de Ação.
Coração de cavaleiro - 21 de setembro
A estreia de Heath Ledger em seu primeiro papel de protagonista é uma mistura de ação, com romance e uma pitada de comédia.
“Coração de Cavaleiro” narra a história de William Thatcher, um camponês que substitui seu mestre em uma competição de lanças após a morte de seu mentor. Determinado a conquistar o coração da donzela, Thatcher passa a treinar exaustivamente e convencer o escritor Chauncer (Paul Bettany) criar uma nobre árvore genealógica para ele.
Com a ajuda de amigos, o cavaleiro chega até o final do torneio de lanças em busca de descobrir se tem a coragem necessária para se tornar uma lenda e balançar o mundo medieval.
Quando “Coração de Cavaleiro” chegou aos cinemas, em 21 de setembro de 2001, Ledger era apenas uma aposta dos grandes executivos de Hollywood. O ator, simpático e com ares de galã, havia se destacado após interpretar o filho de Mel Gibson em “O Patriota” (2000) e também no papel de bad-boy romântico em “10 Coisas que Eu Odeio em Você” (1999).
Com essa lista, chegamos ao fim dessa série mais do que especial produzida pelo NEXP sobre os grandes sucessos lançados em 2001.
Há 20 anos, enquanto muitos de nós era crianças, quem sabe até bebês, não poderíamos imaginar a carga emocional que vários filmes mostrados nesses quatro episódios poderiam gerar.
O início do século, marcado pela estreia de grandes produções, foi um anuncio do que estava por vir nos anos seguintes: O investimento no cinema geraria longas de ampla aceitação da crítica e do público, marcando toda uma geração.
Fique ligados que em breve o NEXP trará mais séries especiais sobre temas da cultura pop.