Em 14 de janeiro de 1995, a Legião Urbana se apresentava ao vivo pela última vez. O show, que aconteceu na finada de casa de shows Reggae Night em Santos, litoral de São Paulo, fazia parte da turnê referente ao álbum O Descobrimento do Brasil, lançado em dezembro de 1993.
Naquela noite, a banda apresentou um repertório de 22 músicas, sendo que boa parte era centrada no trabalho que estava sendo divulgado na época, além de citações a “Lithium” do Nirvana, “(I Can’t Get No) Satisfaction” dos Rolling Stones e “Wave” de Antônio Carlos Jobim.
Tudo parecia correr bem até um rapaz jogar uma latinha no palco durante a música “O Teatro dos Vampiros”. Um dos seguranças o retirou rapidamente da casa quando atiraram a segunda latinha, que acabou acertando Renato Russo. Chateado, o líder da Legião Urbana disse que não iria mais cantar e que não achava legal ficar tacando objetos no palco.
“Acho a maior babaquice e falta de respeito. Cortou o barato legal”
Renato Russo
Após interpretar “Metal Contra as Nuvens”, o vocalista deita no palco, olha para seu relógio e pede para que as luzes sejam apagadas. Enquanto isso, a platéia começa a cantar “Faroeste Caboclo”, a banda segue tocando e Renato permanece calado. Quando a música termina, ele se levanta, cantarola “Smells Like Teen Spirit” do Nirvana e o grupo continua o show com “Vento no Litoral”, “Pais e Filhos”, “Tempo Perdido”, “Eu Era Um Lobisomem Juvenil”, “Andrea Dória” e encerra com “Perfeição” e “Índios”.
Foi a última vez que Renato, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá estiveram juntos em um palco. Os músicos de apoio que acompanhavam a Legião naquele período eram o guitarrista e violonista Fred Nascimento, o baixista Gian Fabra e o tecladista e produtor Carlos Trilha.
Após esse show, a turnê foi cancelada e o cantor começou a trabalhar em seu segundo álbum solo Equilíbrio Distante, onde interpretou músicas italianas. Após esse lançamento, a Legião voltou aos estúdios no final de 1995 para produzir A Tempestade ou O Livro dos Dias, onde a saúde de Renato já estava frágil.
Renato Manfredini Junior faleceu aos 36 anos em 11 de outubro de 1996, devido a complicações em decorrência do vírus HIV, doença que enfrentava desde 1990.
O show completo está presente no YouTube. Apesar do vídeo estar em má qualidade, o registro faz parte da história da banda e do rock brasileiro. Urbana Legio Omnia Vincit!