No dia 25 de Dezembro, mais uma animação foi lançada no mundo, claro que essa frase seria dita por um não amante do mundo das produções animadas. E quando falamos de animação, logo vem à cabeça o maravilhoso mundo da Disney, que lançou seu próprio serviço de streaming, o Disney+.
Sinopse: Você já se perguntou de onde vêm sua paixão, seus sonhos e seus interesses? O que é que faz de você… VOCÊ? A Pixar Animation Studios nos leva a uma jornada pelas ruas da cidade de Nova York e aos reinos cósmicos para descobrir respostas às perguntas mais importantes da vida.
Agora sim, peço que entre de alma a partir deste momento! Nada melhor do que contextualizar o nome do filme: SOUL que significa alma para nosso portugues, além disso é um dos mais clássicos e incríveis movimentos musicais, com origem na comunidade afro-americana dos Estados Unidos nos anos 1950, o Soul.
SOUL tem um poder de transformação pela música, metáforas, espaço e tempo, cores vibrantes, marcantes e que prendem a atenção, a jornada incessante por realização e reconhecimento, um olhar clínico sobre nossa vida, trazendo um aprendizado especial sobre nossos objetivos e personalidade
Joe Gardner – (Original: Jamie Fox | Dublagem: Jorge Lucas) é um professor de música em uma escola, que finalmente consegue sua efetivação, sonha em ser um músico conhecido, consagrado e viver de seu trabalho. Sua mãe a costureira Liba Gardner – (Original: Phylicia Rashad | Dublagem: Cecília Lemes) não acredita que seu filho possa viver da música, prefere que ele siga outro caminho, assim como o pai de Joe tentou a vida inteira.
Joe consegue por intermédio de seu amigo e ex-aluno, Curley (Original: Questlove | Dublagem: Gabriel Noya) uma audiência musical com uma importante artista: Dorothea Willians – (Original: Angela Bassett | Dublagem: Luciana Mello) e Joe após uma excepcional apresentação consegue a aprovação para tocar na apresentação no dia seguinte. Joe sempre demonstra uma superioridade por causa de seu conhecimento na música e sofre um acidente que o separa alma e corpo. Joe entra em contato com o plano espiritual e consegue escapar da passagem ao além. Entra em um núcleo de formação de almas, antes que elas entrem na terra. A brincadeira com as diferentes formações de caráter e personalidade é um ponto positivo, como o pavilhão dos desinteressados, animados e etc… e até os mais rebeldes que precisam de mentores para conseguir um passe para a terra, após receber todos os selos de habilidade.
Joe se passa por monitor e se apresenta como Drº Bjorn Borgsson, um psicólogo que tem a missão de encontrar o que falta em 22 (Original: Tina Fey | Dublagem: Carol Valença ) é uma alma rebelde e que não deseja começar a vida na terra e está há muito tempo neste plano.
Os monitores de alminhas, conhecidos como “ZÉ” destinam 22 ao mentor falso que é Joe. ZÉ (a) (Original: Alice Braga | Dublagem: Sylvia Salustti ) e ZÉ (b) (Original: Richard Ayoade | Dublagem: Marcio Marconato ) que ajudam Joe ao final de sua missão.
Mentores famosos já passaram por 22, até Madre Tereza que ajudava a todos tentou! A ironia no filme com a frase: “todos menos você eu te odeio” mostra quão insuportável a personagem 22 pode ser, ela conhece um atalho para a terra e leva Joe até lá para conhecer seu amigo que faz a passagem para terra de uma forma alternativa, Bicho Grilo (Original: Graham Norton | Dublagem: Sérgio Rufino) é psicodélico e vive em modo fantasia, ao fazer o que gosta sua alma entra em outro plano ainda vivo, ajuda Joe a voltar para a terra, mas 22 vai junto e Joe cai em um gato e 22 no corpo do músico.
Joe só pensa em si mesmo e no sucesso, voltar ao seu corpo, mas dentro de um gato, não pode se apresentar! 22 conhece o mundo, sente sabores, aprende a andar, entender como as coisas funcionam e ela se apaixona pelo mundo. Todos que encontra em seu caminho, busca a conversa e ajuda até a pessoa se conectar consigo mesmo, acreditar em si próprio, desde a aluna destaque até o hater da barbearia em que ela diz: “só ta criticando para disfarçar os seus fracassos” até mesmo o barbeiro DEZ – (Original: Donnel Rawlings | Dublagem: Francisco Jr).
Terry – (Original: Rachel House | Dublagem: Adriana Pissardini) a chefe e contadora de almas que realizam a passagem, nunca teve uma conta errada e sente falta de uma alma, de lá vai conferir no departamento de almas, um arquivo interminável descobre quem está faltando!
Palavras negativas, superioridade, obsessão pelo sucesso, fazem Joe negative 22 e ela se tornar uma alma perdida e ele entender após sentir o verdadeiro amor de sua Mãe, o sentido da vida, sensações e como a reflexão é importante, já em seu corpo, uma de suas frases após sua maior realização “achei que seria diferente” demonstra que podemos mudar e fazer tudo melhor.
Soul apresenta uma mensagem de que nem todo sonho quando alcançado é perfeito, frustrações com nós mesmos podem acontecer, DEZ, o barbeiro não queria estar ali, mas se encontrou, não é necessário desistir de nossos objetivos, desde que não nos ceguem, adaptarmos nossos planos, com a forma que possamos encontrar a felicidade, seja ela, onde for. A negatividade e medo da vida, nos deixa com uma carga mais pesada do que imaginamos e o simples fato de aprender a andar, falar, pensar e sentir sabores, já são momentos únicos, aproveitar cada detalhe das pessoas, momento e sensações é tão necessário quanto o sucesso.
A Passagem pela terra, pode ser rápida ou bem demorada, não somos nós que decidimos tal feito. Uma boa abordagem de SOUL é a inexistência de religiões ou crenças, explicando apenas o que poderia ser o sentido da vida e que nossa missão na terra é diferente para cada um! Ser humano não é fácil, as responsabilidade de ajudar alguém como a 22 faz com cada um que a encontre, ou mesmo o desafio de Joe em ensinar crianças desinteressadas, com apenas uma se destacando.
Às vezes achamos que nossa personalidade e jeito de ser, é o melhor e as pessoas precisam gostar a todo custo, menosprezamos quem vive no mundo da fantasia igual ao Bicho Grilo, que se apresenta como: Místico sem fronteiras, julgamos e não nos responsabilizamos se a pessoa está feliz. Nossos empregos podem nos desgastar e não atingir a felicidade pode ser o fim, igual ao homem trabalhando que vira uma alma perdida. Os caminhos mais fáceis de voltar ao mundo real, pode deixar nossa cabeça ainda mais confusa e que atalhos não servem em nossa jornada. Precisamos nos encontrar, mas antes precisamos saber se estamos perdidos.
Curiosidades que você não notou em SOUL
- Maria Antonieta, antiga rainha francesa, teve sua cabeça cortada em uma guilhotina. Ela aparece em SOUL com o corpo faltando em referência ao acontecimento.
- Bicho Grilo se apresenta como Místico sem Fronteiras, para salvar vidas, semelhante aos Médicos sem Fronteiras.
- Os personagens ZÉ, foram inspirados em uma das obras de Picasso, que aparece como um dos mentores de 322, nas diversas etiquetas coladas na parede.
- A estátua na memória de Bjorn Borgsson é uma referência à estátua de Walt Disney com Mickey, localizada no parque em Orlando.
- O metrô em que Joe passa algumas vezes tem o número do carro 2319, referencia para os patrulheiros de Monstros S.A
- No caminho para o clune de Jazz, há um cartaz que diz Visit Portotosso, que simboliza um anúncio do próximo filme da Disney Pixar: Luca.
Confira as citações abaixo:
O diretor da animação é: Pete Doctor, Cineasta norte-americano, também dirigiu os sucessos: Toy Story e Toy Stroy 2, Monstros S.A e Universidade Monstros, Wall-E, Up altas aventuras e Divertidamente. Vencedor de dois Oscars de melhor animação com suas produções Up e Divertidamente.
SOUL está disponível no DISNEY + para assinantes do novo serviço de streaming da empresa de Walt Disney.