HQ de Briga
HQ de briga é uma webcomic de ação, ou melhor dizendo, luta e comédia criada por Silva João e conta a história de um homem que busca vingança num torneio de artes marciais. Volume 1 foi publicado na internet entre 2018 e 2019.
A HQ usa o humor de forma criativa e não convencional, por exemplo chamando os personagens literalmente de “Protagonista”, “Rival Amigável” e “Antagonista”, além de transformar os clichês desse tipo de narrativa em piadas impagáveis, a começar pelo título.
A história também gera um sentimento de familiaridade, por se fazer valer de elementos já conhecidos da animes e mangás das décadas de 80, 90 e até dos anos 2000. E isso gera uma empatia em nós, leitores, enquanto acompanhamos a saga de Protagonista em busca de vingança contra Antagonista e sua gangue num torneio de artes marciais.
Você pode ler HQ de briga clicando nos links da fanpage do Facebook ou pelo site de comics independentes tapas.io!
La Dansarina
La Dansarina na verdade não é bem um HQ, mas sim um romance gráfico escrito por Lillo Parra e ilustrado por Jefferson Costa. O livro conta a história de Petro, um jovem que vive em São Paulo em 1918, que precisa realizar um funeral digno para sua mãe, vítima da epidemia de gripe espanhola.
Depois de descobrir que sua mãe faleceu por causa da doença e, esquecida pelo serviço funerário, seu corpo foi deixado há três dias no pátio do cortiço, Petro decide sepultar sua mãe com a honra que ela merece. Isso significa que o rapaz terá que carregar o corpo de sua mãe por uma cidade devastada.
“La Dansarina” era o apelido dado para a doença e representado no livro por uma dançarina de Flamenco. A narrativa se constrói através um sofisticado realismo fantástico, no qual Lillo e Jefferson retratam um dos piores momentos da história da Humanidade.
O livro foi lançado em 2015 e foi considerado o álbum do ano no Troféu HQMIX, principal premiação dos quadrinhos brasileiros. Pode ser comprado em algumas lojas virtuais, como por exemplo pela Amazon!
A Infância do Brasil
A Infância do Brasil, é uma obra do premiado quadrinista José Aguiar, onde ele lança seu olhar sobre a História do Brasil, desde o Brasil colonial até a modernidade, não pela perspectiva dos grandes eventos, mas pelos olhos das crianças.
Fora do comum, a narrativa traz à tona nossa história cheia de contradições, abusos, descaso, abandono, deixado o leitor muitas vezes com um nó na garganta.
A obra pode ser adquirida para leitura gratuitamente no formato Kindle pela Amazon.
9 Horas
Um casal contra Tengus, samurais, colegiais, robôs gigantes, Kaijus e um bebê gigante. Tudo isso em Tóquio! Apesar da locação, personagens e simbologia, 9 Horas é um álbum de história em quadrinhos BR!
Segundo a descrição do próprio projeto no Catarse, 9 Horas conta a aventura de K e M, ele é um ilustrador e ela uma designer, que durante sua primeira viagem pela Ásia, se perde num lugar estranho, tendo que enfrentar perigos criados por um antigo deus do caos, um Tengu, através de realidades paralelas de Tóquio a cada 9 horas, enquanto são perseguidos por criaturas da cultura pop e da mitologia japonesa.
Esses quadrinhos de ficção científica que foi lançado no Brasil pela iniciativa Catarse!