Ouvimos: “Tantas Formas de Dizer Adeus” o novo álbum de Clarissa

Clarissa - TANTAS FORMAS DE DIZER ADEUS

Clarissa Müller é conhecida por ser uma artista multifacetada, ganhando destaque inicialmente como atriz (participando de séries e novelas) e, mais tarde, focando intensamente em sua carreira como cantora e compositora.

Dona de uma voz suave, Clarissa está conquistando públicos jovens a cada dia, um som completamente diferente do cenário atual, sendo a música o principal ponto focal de sua carreira e não a viralização. Clarissa viralizou uma vez, é fato, ganhou notoriedade com a música “Nada Contra (Ciúme)”, mas foram outros sons que moldaram a maneira de enxergar a cantora pop-indie.

A carioca de 26 anos, foi indicada ao Grammy Latino de Melhor Artista Revelação em 2022 e agora surge com um novo trabalho completo. Após lançar os álbuns para-raio (2022), tudo, eu, enfim. (2023) e 𝘼𝙂𝙍𝙄𝘿𝙊𝘾𝙀 (2024), chega agora a seu quarto trabalho de estúdio. 

TANTAS FORMAS DE DIZER ADEUS, por Clarissa

O álbum foi lançado pelo selo Clapivara Records, com licença da Virgin Music Group. A escolha por uma gravadora independente (Clapivara) mas com distribuição global de um grupo forte (Virgin) demonstra um desejo de manter o controle criativo enquanto busca ampla projeção.

Apesar do título focar nas “formas de dizer adeus” e ter um tema de luto, a artista descreveu o projeto como uma jornada de cura e transformação, onde o adeus é apenas a primeira etapa para o recomeço.

O álbum tem 12 faixas e uma duração relativamente concisa de 37 minutos e 55 segundos. Isso sugere uma intenção de criar um trabalho direto, sem faixas longas, mantendo o ouvinte focado na narrativa lírica.

Quando os singles “Eu Fim, Você Início” e “1001 Noites” foram lançados, rapidamente as atenções para “TANTAS FORMAS DE DIZER ADEUS” foram ligadas, duas grandes músicas, as melhores do álbum, mas por maioria das vezes algumas canções são parecidas e não entregam a mesma energia, principalmente com o instrumental forte em ambas. 

É um trabalho ruim? Longe disso, é um álbum sólido, que precisa ser ouvido mais de uma ou duas vezes, até encontrar uma música que o pegue e faça refletir, por alguns momentos, a voz de Clarissa é mais baixa em relação às canções, mas a maneira que ela conduz, com uma voz doce, suave e encantadora, faz você dançar em músicas como; “Logo Eu, Uma Garota Inteligente”.

A produção das melhores faixas do álbum ficaram a cargo de Felipe Bade, presente na excelente guitarra de “1001 noites”. Clarissa agradeceu a Tiê como seu produtor musical, que a desafiou muito artisticamente durante o projeto. 

A canção “Love Love” lembra claramente o rock nacional dos anos 80, devido sua masterização, sonoridade e letra, um mergulho no respiro que ainda é possível ouvir coisas interessantes em dias atuais. Clarissa se destaca com um importante álbum lançado, por mais que algumas músicas não tenham atingido um gosto pessoal ou um consenso de confirmar como “maravilhoso”, é sim um álbum que deve ser ouvido. 

“TANTAS FORMAS DE DIZER ADEUS” entregou classe, força, intensidade, novidade que pode chocar, dúvida e músicas espetaculares. Clarissa está de parabéns. 

Clarissa, um fenômeno incomum na música?

Clarissa já está em minhas playlists nacionais há um certo tempo, músicas como “danos colaterais”, “súplica” e “para-raio” são sensacionais, marcando a cantora como competidora por prêmios e lugares de destaque na cena nacional de música. 

O pop-indie, as guitarras, a forma lúdica em algumas canções e alternativas em outras faixas, o jeito de cantar, pode afastar uma massa que consome música por indução de redes sociais, mas atinge o público que prefere uma verdadeira música bem-feita. 

A faixa “Eu Fim, Você Início” é espetacular, transcende a respiração em pensamentos, faz você olhar para o horizonte e lembrar de algum momento da sua vida. Hoje as notas a seguir são as indicadas, mas acredito que o álbum possa ir conquistando no futuro a quem ouvir.

Ouça também em outras plataformas: aqui

TANTAS FORMAS DE DIZER ADEUS – Clarissa

Melhor música: Eu Fim, Você Início

Pior Música: Lua

Destaque: 1001 Noites 

Classificação do álbum: 6️⃣

 

Avaliações;

  1.  Eu Fim, Você Início 🔟
  2.  Tempestade De Verão 6️⃣
  3.  Coincidentemente (Tirando Certas Coisas) 6️⃣
  4.  Ninguém Lembra Mas Eu Lembro Bem 5️⃣
  5.  Sete Vidas 6️⃣
  6.  ***** Eu Te Amo 6️⃣
  7.  Logo Eu, Uma Garota Inteligente 7️⃣
  8.  Lua 5️⃣
  9.  Love Love 6️⃣
  10.  Voltas E Voltas 5️⃣
  11.  Morde E Assopra 6️⃣
  12.  1001 Noites 9️⃣

Leia também: Quer entender os critérios de avaliação? Clique aqui

@clapivara no instagram e outros links aqui

Responsabilidade Social

O NEXP abre espaço para profissionais de comunicação e jornalistas independentes expressarem de forma livre, suas opiniões, não remunera seus colaboradores e também não cobra publicações. As opiniões aqui escritas, são de responsabilidades exclusivamentes de seus escritores, sendo o NEXP, isento de punições legais. 

NEXP

O NEXP é um site de Cultura Pop e Geek, focado no entretenimento com foco também em música, literatura e nas áreas independentes do jornalismo. Conta com um podcast com os mais variados convidados, 3 milhões de plays e episódios exclusivos. Para escutar nossos episódios, escolha seu agregador favorito de podcast e ouça grátis: iTunes/Apple | Amazon Music | Google Podcasts | Deezer |  Amazon Music e Breaker, Castbox, Pocket Casts, RadioPublic e no Spotify

Confira mais episódios em nossa página sobre o Podcast.

Siga o NEXP nas redes sociais 

@nexpbr no instagram e linkedin: clique aqui

Sobre Klaus Simões 501 artigos
Jornalista pela FIAM, Técnico em Comunicação Visual pela Etec de São Paulo, especialista em coberturas de eventos, esportivas e musicais, geek e alternativo. Responsável pelo NEXP Podcast.