Ouvimos: “Funny Little Fears” o novo álbum de Damiano David

Damiano David Funny Little Fears

Damiano David é o excêntrico vocalista da banda italiana de rock Maneskin. O cantor e compositor acaba de lançar o seu mais novo álbum, mas se engana quem pensou que era um projeto de sua banda e sim uma obra em carreira solo. Uma proposta alternativa ao seu estilo, personalidade e características que o marcaram como vocalista campeão do Festival Eurovision. Damiano mergulha no pop e no romance para viver uma nova fase em sua vida e carreira.

A mudança estética foi a principal característica que Damiano David trouxe para sua carreira solo. Com roupas menos extravagantes, um estilo mais masculinizado, presente nos clipes lançados, nas fotos divulgadas e em entrevistas. O cantor sairá em turnê mundial cantando seu novo álbum “Funny Little Fears”, incluindo o Brasil em sua rota.

Funny Little Fears por Damiano David

O álbum Funny Little Fears de Damiano David foi lançado em 16 de maio de 2025 pela Sony Music Italy e Arista Records, possui 14 músicas inéditas e inicia a carreira solo do cantor. O disco tem sonoridades Pop e com referências para o Indie Pop. Uma curiosidade sobre o álbum é que ele foi lançado em fita cassete, vinil, física em CD e Vinil, além da versão nas plataformas de áudio. Damiano quis que as versões em cassete e vinil tivessem uma sonoridade dos anos 80. 

Singles de Funny Little Fears

Damiano David liberou dois singles em 2024, sendo “Silverlines” e “Born with a Broken Heart” com videoclipes das canções. Outros singles foram  “Next Summer” e “Voices” lançados em 2025. Damiano também lançou um single promocional, um cover de “Nothing Breaks Like a Heart” de Mark Ronson e Miley Cyrus. 

Ainda era muito misteriosa a carreira de Damiano David e aos poucos, com seus singles, foi perceptível que a qualidade dele é imensa, superior a muitos vocalistas de bandas por aí, as duas canções iniciais atingiram topo de paradas nos Estados Unidos e por boa parte da Europa e causou também revolta de fãs do Maneskin. 

Crítica

O álbum Funny Little Fears é excelente por diversos motivos, o inicial é pela expressão emocional que Damiano David encarou e decidiu expor através de música, pela forma que encarou os desafios de sair de uma banda que conquistou o mundo em pouco tempo e ainda sim, sair da “skin” rockstar e se modificar, inovar e lançar uma qualidade sonora alternativa. Com o lançamento dos singles, alguns fãs expressaram preferência pelo som mais rock do Måneskin, enquanto outros apreciaram a direção mais pop/indie da carreira solo de Damiano. Houve quem achasse o novo som menos “impactante” ou que faltava a energia característica que ele demonstra com a banda. E a conclusão é: quem quiser que ouça ou não.

Alguns fãs acusaram Damiano de ser egoísta, mas se omitiram sobre a jovem Victoria De Angelis, baixista do Maneskin que está em uma patética carreira como DJ.

Musicalmente, Damiano David é dono de uma voz incrível, melhor que muitos cantores que não aguentam cantar ou novidades na cena pop de meninas padrões que esquecem de ligar o microfone em danças e deixam o playback nítido. As letras e instrumentais do álbum são potentes e sim podem parecer mais do mesmo para alguns, mas este é o intuito da música pop, ser popular e pegajosa, conquistadora de ouvintes e o cantor cumpriu bem seu espaço. 

Em um momento novo da música mundial, com nomes como Post Malone indo para o Country, novidades como Benson Boone, Teddy Swins, Alex Warren e vozes que vem para tentar alguma renovação no que está sempre em alta, Damiano traz um disco de competição com esses nomes. 

O disco é perfeito? Não. Claro que não, a carreira começou agora e ele ainda tem muito chão para correr e tentar seu espaço. Nem Freedy Mercury conseguiu fazer sua carreira solo ser maior que sua banda, o Queen, então quem dirá um jovem que arriscou tudo em um disco, não é mesmo? Canções como Angel, que abusa da sintetização e distorção de voz ou The Bruise com Suki Waterhouse, são pontos negativos, músicas fracas e que servem de componentes para o disco. 

Destaques 

Músicas como The First Time e Perfect Life fogem até mesmo do estereótipo do pop e são os principais destaques do álbum. Uma canção que foi ouvida mais de duas vezes para ter seu veredito foi “Tangerine” com a participação do cantor d4vd, uma jovem promessa da música, ganha espaço em boas apostas para ser surpresa do álbum.

A conclusão é que o álbum é para ser ouvido em uma estrada longa, com uma paisagem natural ou em uma manhã de outono com uma café e céu aberto. 

Considerações finais

Melhor música: Born With a Broken Heart

Pior Música: Angel

Destaque: Tangerine (feat. d4vd)

Melhor instrumental: Silverlines

Funny Little Fears

14 músicas e 48 minutos e 42 segundos de duração

Classificação do álbum: 7️⃣

  1. Voices 7️⃣
  2. Next Summer 6️⃣
  3. Zombie Lady 7️⃣
  4. The Bruise (feat. Suki Waterhouse) 5️⃣
  5. Sick of Myself 7️⃣
  6. C4️⃣
  7. Tango 6️⃣
  8. Born With a Broken Heart 9️⃣
  9. Tangerine (feat. d4vd) 7️⃣
  10. Mars 6️⃣
  11. The First Time 7️⃣
  12. Perfect Life 7️⃣
  13. Silverlines 8️⃣
  14. Solitude (No One Understands Me) 7️⃣
Funny Little Fears em cassete - Foto Damiano David oficial reprodução
Funny Little Fears em cassete – Foto Damiano David oficial reprodução

Método de Análise: Clique aqui e confira os critérios de avaliação para álbuns musicais.

Responsabilidade Social

O NEXP abre espaço para profissionais de comunicação e jornalistas independentes expressarem de forma livre, suas opiniões, não remunera seus colaboradores e também não cobra publicações. As opiniões aqui escritas, são de responsabilidades exclusivamentes de seus escritores, sendo o NEXP, isento de punições legais. 

NEXP

O NEXP é um site de Cultura Pop e Geek, focado no entretenimento com foco também em música, literatura e nas áreas independentes do jornalismo. Conta com um podcast com os mais variados convidados, 3 milhões de plays e episódios exclusivos. Para escutar nossos episódios, escolha seu agregador favorito de podcast e ouça grátis: iTunes/Apple | Amazon Music | Google Podcasts | Deezer |  Amazon Music e Breaker, Castbox, Pocket Casts, RadioPublic e no Spotify

Confira mais episódios em nossa página sobre o Podcast.

Siga o NEXP nas redes sociais 

@nexpbr no instagram e linkedin: clique aqui

Sobre Klaus Simões 472 artigos
Jornalista pela FIAM, Técnico em Comunicação Visual pela Etec de São Paulo, especialista em coberturas de eventos, esportivas e musicais, geek e alternativo. Responsável pelo NEXP Podcast.